00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7757
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Hilário Alencar da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1661480072159875pt_BR
dc.contributor.referee1Silva Neto, Gregório Manoel da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7055176526520557pt_BR
dc.contributor.referee2Garcia, Ronaldo Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5680428710939826pt_BR
dc.creatorGomes, Luiz Eduardo da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3692721397926587pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-16T01:55:30Z-
dc.date.available2021-04-15-
dc.date.available2021-04-16T01:55:30Z-
dc.date.issued2020-12-03-
dc.identifier.citationGOMES, Luiz Eduardo da Silva. Matemática financeira: uma proposta de abordagem para o ensino médio por meio de simulações de investimentos no tesouro direto. 2020. 65 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7757-
dc.description.abstractIn this paper we approach the direct treasure investment simulator, which is found on the site <https://www.tesourodireto.com.br/simulador/>, as a didactic resource to presente some concepts of Financial Mathematics, aiming to bring these concepts closer to the students’ daily life. Such an approach meets the competences and skills of the area of Mathematics and its technologies, inserted in the Common National Curricular Base, when it established that “in High School the focus is on the construction of an integrated view of Mathematics, applied to reality, in different contexts”, see [10, p.528]. We conclude this work with a didactic sequence proposal, as well as a possible resolution of that proposal.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInvestimentos – Simulaçãopt_BR
dc.subjectTesouro diretopt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectSequências didáticaspt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectFinancial mathpt_BR
dc.subjectFollowing teachingpt_BR
dc.subjectDirect treasurept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleMatemática financeira: uma proposta de abordagem para o ensino médio por meio de simulações de investimentos no tesouro diretopt_BR
dc.title.alternativeFinancial Mathematics: a proposal for an approach to high school through simulations of investments in direct treasurypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho abordamos o simulador de investimento do tesouro direto, o qual se encontra no site <https://www.tesourodireto.com.br/simulador/>, como recurso didático para apresentar alguns conceitos de Matemática Financeira, visando aproximar tais conceitos à vida cotidiana dos discentes. Tal abordagem atende as competências e habilidades da área de Matemática e suas tecnologias, inseridas na Base Nacional Comum Curricular, quando estabeleceu que “no Ensino Médio o foco é a construção de uma visão integrada da Matemática, aplicada à realidade, em diferentes contextos”, ver [10, p.528]. Concluímos este trabalho com uma proposta de sequência didática, bem como uma possível resolução dessa proposta.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.