00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7752
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Toscano, Chrystiane Vasconcelos Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0816513179969007pt_BR
dc.contributor.referee1Caetano, Antonio Filipe Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4984280715339645pt_BR
dc.contributor.referee2Santiago, Leonéa Vitoria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6541409286919404pt_BR
dc.creatorCardoso, Felipe de Gois-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8274843007296866pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-16T01:07:52Z-
dc.date.available2021-04-15-
dc.date.available2021-04-16T01:07:52Z-
dc.date.issued2020-11-13-
dc.identifier.citationCARDOSO, Felipe de Gois. Influência do exercício físico na redução dos comportamentos estereotipados de criança com transtorno do espectro do autismo: estudo de caso. 2020. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7752-
dc.description.abstractAutistic Spectrum Disorder (ASD) results in an interference from neurodevelopment, a symptomatic dyad characterized by deficits in interaction and social communication and restricted, repetitive and stereotyped behavior patterns. National and international literature has argued that among the characteristics of ASD, stereotyped (EC) or self-stimulatory behaviors deserve special attention because they cause damage to the motor profile and the child's interaction with the environment. The aim of the study was to identify the influence of a physical exercise program on the EC or self-stimulatory profile of a child with ASD, inserted in the context of inclusive child education. A case study was carried out with a qualitative and quantitative approach. A male child aged 3 years and 10 months was selected, with a closed diagnosis of ASD and moderate level, enrolled regularly in early childhood education and with specialized educational assistance in a public school in the municipal network of the city of Maceió-AL. The data collection procedures were structured in four stages: 1) Received external demand from the school's coordination; 2) Visit to the field school, and study authorization given to parents and guardians, 3) Application of the instruments (ATA and CARS); 4) Sections of observations, intervention (application of PEFaut). The statistical analysis was descriptive, of absolute and relative frequency, 95% confidence interval, mean, standard deviation (SD), minimum and maximum. The results found reveal a positive effect of the influence of an intervention program with physical exercise (PEFaut) in reducing the FB or self-stimulatory effects of the child with ASD and possible increase in the time for the student to engage in school activities, organized as follows: a) build a ball with modeling clay, b) scratch or scribble with crayons on an A4 sheet and c) glue paper balls on A4 sheet. It can be concluded that the intervention model based on coordination, strength and balance exercises (PEFaut) seems promising with regard to the influence of moderate physical exercise in reducing FB or self stimulatory in children with ASD in preschool age when previously applied to the child's routine school activities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExercícios físicos para criançaspt_BR
dc.subjectEstereotipiapt_BR
dc.subjectTranstornos do espectro autistapt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectPhysical Exercisept_BR
dc.subjectIntervention and Stereotypept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleInfluência do exercício físico na redução dos comportamentos estereotipados de criança com transtorno do espectro do autismo: estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO transtorno do Espectro Autista (TEA) resulta em uma interferência do neurodesenvolvimento, díade sintomatológica caracterizada por déficits na interação e comunicação social e padrões de comportamento restritos, repetitivos e estereotipadas. A literatura nacional e internacional tem discutido que dentre as características do TEA, os comportamentos estereotipados (CE) ou auto estimulatórios merecem atenção especial por produzir prejuízos no perfil motor e na interação da criança com o ambiente. O objetivo do estudo foi identificar a influência de um programa de exercício físico no perfil de CE ou auto estimulatórios de uma criança com TEA, inserida no contexto da educação infantil inclusiva. Foi realizado um estudo de caso com enfoque qualitativo e quantitativo. Foi selecionada uma criança do gênero masculino com 3 anos e 10 meses, com diagnóstico fechado de TEA e nível moderado, matriculada regularmente na educação infantil e com atendimento educacional especializado em uma escola pública da rede municipal da cidade de Maceió-AL. Os procedimentos de recolha dos dados foram estruturados em quatro momentos: 1) Recebida demanda externa da coordenação da escola; 2) Visita à escola campo, e autorização do estudo feita aos pais e responsáveis, 3) Aplicação dos instrumentos (ATA e CARS); 4) Seções de observações, intervenção (aplicação do PEFaut). A análise estatística foi do tipo descritiva, de frequência absoluta e relativa, intervalo de confiança de 95%, média, desvio padrão (DP), mínimo e máximo. Os resultados encontrados revelam efeito positivo da influência de um programa de intervenção com exercício físico (PEFaut) na redução dos CE ou auto estimulatórios da criança com TEA e possível aumento do tempo de engajamento do escolar em atividades escolares, organizadas da seguinte forma: a) construir uma bola com massa de modelar, b) riscar ou rabiscar com giz de cera em uma folha A4 e c) realizar colagem de bolinhas de papel em folha A4. Pode-se concluir que o modelo de intervenção baseado em exercícios de coordenação, força e equilíbrio (PEFaut) parece promissor no que diz respeito a influência do exercício físico moderado na redução dos CE ou auto estimulatórios de criança com TEA em idade pré-escolar quando aplicado anteriormente as atividades escolares de rotina da criança.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.