00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7740
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Guilmer Brito-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4067835371993636pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Sandney Farias da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1225680037523648pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Alex Vieira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7597072336480313pt_BR
dc.creatorRibeiro, Edvânia dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1957132277036034pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-15T19:37:17Z-
dc.date.available2021-04-15-
dc.date.available2021-04-15T19:37:17Z-
dc.date.issued2020-03-21-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Edvânia dos Santos. Gamifcação: pesquisa – ação em um role - playing game. 2020. 18 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7740-
dc.description.abstractThis article presents an experience with programming a Role - Playing Game (RPG) in Basic Education, entitled The Journey Of School, which aims to improve the level of motivation to carry out school activities. In this sense, learning and motivations are investigated in two processes and subjects involved. In the first, whose stage consists of the elaboration of the game, the stimulus to the construction of narratives and the optimization of the logical reasoning that the RPG genre provides to its programmers and designers are discussed. In the second, where the group of players is configured, there are changes in attitudes and behaviors arising from the elements present in the dynamics and mechanics of the game, showing a trend in the educational area directed towards the engagement of people, very common in the productive and corporate names, known as Gamification or Gamification. Therefore, it is essential to say that this proposal resulted in the involvement and necessary motivation of the apprentice, since having recognized content inherent to the disciplines, he was unable to participate in these activities, since the game involved him and made it possible for him to reflect and apply previously acquired knowledge to actively participate in the game.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TICpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectGamept_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectMotivationpt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectGame Active learningpt_BR
dc.subjectNarrativept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleGamifcação: pesquisa – ação em um role - playing gamept_BR
dc.title.alternativeGamification: search - action on a role - playing gamept_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoEsse artigo apresenta uma experiência com programação de um Role - Playing Game (RPG) na Educação Básica, intitulado de The Journey Of School, que visa melhorar o nível de motivação para realizar atividades escolares. Nesse sentido, investiga-se aprendizagens e motivações em dois processos e sujeitos envolvidos. No primeiro, cuja etapa consiste na elaboração do game, se discute o estímulo à construção de narrativas e a otimização do raciocínio lógico que o gênero RPG proporciona aos seus programadores e designers. No segundo, onde configura o grupo dos jogadores, observa-se as alterações em atitudes e comportamentos provenientes dos elementos presentes na dinâmica e na mecânica do game, apresentando uma tendência na área educacional direcionada para o engajamento de pessoas, muito comum nos setores produtivos e corporativos de empresas, conhecida como Gamification ou Gamificação. Por conseguinte, é imprescindível que se diga que essa proposta teve como resultado o envolvimento e a necessária motivação do aprendiz, uma vez que tendo esse reconhecido conteúdos inerentes às disciplinas, ele não se podou a participar dessas atividades, já que o game o envolveu e fez com que ele pudesse refletir e aplicar conhecimento previamente adquiridas para participar ativamente do game.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gamificação - pesquisa-ação em um role-playing game.pdf1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.