Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7729| Tipo: | Especialização | 
| Título: | Aprendizagem em programação de jogos: ampliação da cognição, produção criativa e autoral de alunos da educação básica | 
| Título(s) alternativo(s): | Aprendizaje en programación de juegos: ampliación de la cognición, producción creativa y autoral de estudiantes en educación básica | 
| Autor(es): | Silva, Adelson da | 
| Primeiro Orientador: | Mercado, Luís Paulo Leopoldo | 
| metadata.dc.contributor.referee1: | Cruz, Wladia Bessa da | 
| metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Vera Lúcia Pontes dos | 
| Resumo: | Este artigo tem como objetivo sustentar que aspectos como cognição, criatividade e autoria podem emergir a partir da exposição do aluno em programação de jogos, apresentando-se como estratégia no processo ensino aprendizagem na educação básica. O tema aqui estudado compreende a análise do Projeto de Extensão “Introdução à Programação para o Desenvolvimento de Jogos” do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), ofertado para alunos do Ensino Fundamental, entre 8 e 14 anos de idade, cuja intenção é relacionar o conhecimento computacional às demais disciplinas escolares e profissionais. Aplicamos como recurso metodológico a abordagem qualitativa, especialmente a análise documental, com a qual observamos algumas atividades executadas nos sistemas Code e Scratch utilizados no referido Projeto. Não obstante, os resultados alcançados revelam que os alunos envolvidos com programação de jogos obtiveram aprendizagens significativas, correlacionadas aos conteúdos escolares, participação efetiva e aprovação satisfatória no Projeto em tela. | 
| Palavras-chave: | Programação de Jogos Educação Básica Raciocínio Lógica | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas | 
| Sigla da Instituição: | UFAL | 
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TIC | 
| Citação: | SILVA, Adelson da. Aprendizagem em programação de jogos: ampliação da cognição, produção criativa e autoral de alunos da educação básica. 2020. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estratégias Didáticas com uso das Tecnologias ) – Centro de educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | 
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto | 
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7729 | 
| Data do documento: | 21-mar-2020 | 
| Aparece nas coleções: | ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Aprendizagem em programação de jogos - ampliação da cognição, produção criativa e autoral de alunos da educação básica.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

