Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7711
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Relatório de ensino a formação inicial de professores de sociologia: um olhar entre escolas e universidade |
Autor(es): | Araújo, Túlio Ismael Souza de |
Primeiro Orientador: | Souza, Jordânia de Araújo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Júlio Cezar Gaudencio da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Florêncio, Maria Amélia Lemos |
Resumo: | Este Relatório de Ensino tem por objetivo destacar e refletir sobre aspectos da formação inicial docente a partir de Escolas e Universidade. Para isso, tomo como ponto de partida a narrativa que apresenta um cenário no qual atuo ativamente na construção, qual seja, a reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de licenciatura em Ciências Sociais do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), ao longo dos anos de 2017 e 2018. Ao mesmo tempo, destaco que ainda há desafios a serem superados, principalmente no que diz respeito aos professores e professoras que formam professores e professoras no Ensino Superior. No mesmo caminho, aponto para a importância dos Programas Institucionais para a formação docente, sob o olhar de minha trajetória inserido no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e no Programa de Residência Pedagógica (PRP), em oposição aos gargalos e problemas encontrados nos estágios obrigatórios. |
Abstract: | This Teaching Report aims to highlight and reflect on aspects of initial teacher training from Schools and University. For this, I take as a starting point the narrative that presents a scenario in which I actively work in the construction, that is, the reformulation of the Pedagogical Project of the Social Sciences degree course at the Social Sciences Institute (ICS) of the Federal University of Alagoas ( UFAL), over the years 2017 and 2018. At the same time, I highlight that there are still challenges to be overcome, especially with regard to teachers who train teachers in higher education. In the same way, I point to the importance of Institutional Programs for teacher training, from the perspective of my trajectory inserted in the Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) and in the Pedagogical Residency Program (PRP), as opposed to bottlenecks and problems found in mandatory stages. |
Palavras-chave: | Formação inicial Formação de professores Universidade Federal de Alagoas - Instituto de Ciências Sociais Docência universitária Initial teacher training Internships |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Sociais |
Citação: | ARAÚJO, Túlio Ismael Souza de. Relatório de ensino a formação inicial de professores de sociologia: um olhar entre escolas e universidade. 2020. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7711 |
Data do documento: | 20-fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório de ensino - a formação inicial de professores de sociologia um olhar entre escolas e universidade.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.