00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - DANÇA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7653
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, Noemi Mello Loureiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5484585230502652pt_BR
dc.contributor.referee1Silva Filho, José Acioli da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4474661625236121pt_BR
dc.contributor.referee2Assunção, Washington Monteiro da-
dc.creatorSilva, Éric Pascoal da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9639720439549855pt_BR
dc.date.accessioned2021-02-24T06:10:53Z-
dc.date.available2021-02-23-
dc.date.available2021-02-24T06:10:53Z-
dc.date.issued2020-05-26-
dc.identifier.citationSILVA, Éric Pascoal da. Projeto 11.645 motivos – dança e oralidade em busca do cumprimento da lei. 2020. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7653-
dc.description.abstractThis research aims to analyze, as a qualitative research, a teaching experience developed in two schools in the municipal network and two more schools in the state education network of Maceió. This experience took place from the Project “11,645 Motivos” of the Affirmative Action Program Edital Maninha Xukuru Kariri and Zumbi 2016. The project was coordinated by professors Doctors Ivanildo Piccoli and Toni Edson. Through lectures, afro dance workshops, cine axé (in partnership with the “Cine Axé” project by professor José Acioli) and African-American storytelling, provocations were made for teachers and students. Starting from the dance workshops as the main pillar, we associate orality and audiovisual to think about ways of applying Law 11,645 / 2008. The Project was based on the magazine Kulé Kulé: Visibilidades Negras and the book Discussing Ethnicities: food, Afro-religious, black intellectual paths, linguistic policies and indigenous adornments. For this writing, we will count in the first chapter with references by Lucimar Dias (2004); Carlos Cury (2000) and Vera Lopes (2003); in the second chapter with references by Toni Santos (2015) and Bruno Cavalcanti (2006); in the third chapter with references by Amanda Lima (2011) and in the fourth chapter with references by Rosália Duarte (2011). Through this action research, we sought to understand the teaching challenges in implementing multicultural practices through Law 11.645 / 2008. This work has the conclusion that public schools in the Jacintinho neighborhood do not apply Federal Law 11.645 / 08, except on the commemorative dates of April 19 and November 20. The schools that received the application of the “11,645. This work has the conclusion that public schools in the Jacintinho neighborhood do not apply Federal Law 11.645 / 08, except on the commemorative dates of April 19 and November 20. The schools that received the application of the “11,645 Motives” Project did not continue with the debates on the African-American theme.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Dançapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectDança afropt_BR
dc.subjectContação de históriapt_BR
dc.subjectRevista Kulé Kulépt_BR
dc.subjectlei 11.645/2008pt_BR
dc.subjectCurrículo multiculturalpt_BR
dc.subjectDancept_BR
dc.subjectAfro dancept_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.subjectKulé Kulé Magazinept_BR
dc.subjectLaw 11;645/2008pt_BR
dc.subjectMulticultural curriculumpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApt_BR
dc.titleProjeto 11.645 motivos- dança e oralidade em busca do cumprimento da lei.pt_BR
dc.title.alternativeProject 11.645 reasons – dance and orality in search of compliance with the law.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo analisar, como pesquisa qualitativa, uma experiência docente desenvolvida em duas escolas da rede municipal e mais duas escolas da rede estadual de educação de Maceió. Esta experiência se deu a partir do Projeto “11.645 Motivos” do Edital Programa de Ações Afirmativas Maninha Xukuru Kariri e Zumbi 2016. O projeto foi coordenado pelos professores Doutores Ivanildo Piccoli e Toni Edson. Através das palestras, oficinas de dança afro, cine axé (em parceria com o projeto “Cine Axé” do professor José Acioli) e contações de histórias afro-ameríndias, foram feitas provocações para professores e estudantes. Partindo das oficinas de dança como principal pilar, associamos a oralidade e o audiovisual para pensar formas de aplicação da lei 11.645/2008. O Projeto teve como base a revista Kulé Kulé: Visibilidades Negras e o livro Discutindo Etnicidades: alimentação, afro religiosa, percursos intelectuais negros, políticas linguísticas e adornos indígenas. Para essa escrita contaremos no primeiro capítulo com referências de Lucimar Dias (2004); Carlos Cury (2000) e Vera Lopes (2003); no segundo capítulo com referências de Toni Santos (2015) e Bruno Cavalcanti (2006); no terceiro capítulo com referências de Amanda Lima (2011) e no quarto capítulo com referências de Rosália Duarte (2011). Por meio dessa pesquisa-ação buscou-se compreender os desafios docentes na implementação de práticas multiculturais através da Lei 11.645/2008. Esse trabalho tem a conclusão que as escolas da Rede Pública de ensino do bairro do Jacintinho não aplicam a Lei Federal 11.645/08, a não ser nas datas comemorativas de 19 de abril e 20 de novembro. As escolas que receberam a aplicação do Projeto “11.645 Motivos” não se mantiveram com os debates sobre a temática afro-ameríndia.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - DANÇA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Projeto 11.645 motivos - dança e oralidade em busca do cumprimento da lei.pdf2.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.