00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7635
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Matias, Marcus Vinícius-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0632026530234053pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Ari Denisson da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0863504643409677pt_BR
dc.contributor.referee2Medeiros, Ana Clara Magalhaes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3215656538918242pt_BR
dc.creatorSilva Júnior, Ednelson João Ramos e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5707052408601373pt_BR
dc.date.accessioned2021-02-24T03:49:55Z-
dc.date.available2021-02-10-
dc.date.available2021-02-24T03:49:55Z-
dc.date.issued2020-12-02-
dc.identifier.citationSILVA JÚNIOR, Ednelson João Ramos e. Nas marginálias: a narrativa da autoleitura em Fantoches, de Erico Verissimo. 2020. 100 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Literatura) - Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7635-
dc.description.abstractEl presente trabajo consiste en um análisis de los cuentos de la obra Fantoches, de Erico Verissimo, en una edición conmemerativa, lanzada originalmente en 1972, cuando el escritor completó cuarenta años de actividad literaria. Como objetivo, pretendo evaluar las relaciones entre las marginalias (palabras e imágenes, presentes en la versión mencionada del libro) lo fantástico, la metaficción y la memoria del autor, en función de la comprensión de la lectura como narrativa. Al principio, los cuentos de Fantoches, de Erico Verissimo, son apreciados, para determinar sus características principales; luego, examino los conceptos de metaficción y de fantástico y propongo una relación entre las marginalias y los cuentos de Fantoches, la metaficción y lo fantástico, de acuerto con lo que se asumió en los capítulos anteriores.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVeríssimo, Érico , 1905-1975pt_BR
dc.subjectFantochespt_BR
dc.subjectMetaficçãopt_BR
dc.subjectO fantásticopt_BR
dc.subjectErico Verissimopt_BR
dc.subjectFantochespt_BR
dc.subjectMetaficciónpt_BR
dc.subjectFantásticopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleNas marginálias: a narrativa da autoleitura em Fantoches, de Érico Veríssimopt_BR
dc.title.alternativeAl margen: la narrativa de la auto-lectura en Fantoches, de Erico Verissimopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consiste em uma análise dos contos da obra Fantoches, de Erico Verissimo, em uma edição comemorativa, lançada originalmente em 1972, quando o escritor completou quarenta e dois anos de atividade literária. Como objetivo, pretendo avaliar as relações entre as marginálias (palavras e imagens, presentes na supracitada versão do livro), o fantástico, a metaficção e a memória autoral, com base na compreensão da leitura como narrativa. De início, são apreciados os contos de Fantoches, de Erico Verissimo, a fim de levantar as suas principais características; em seguida, examino os conceitos de metaficção e de fantástico e proponho uma relação entre ambos, a literatura e o mundo; enfim, no último capítulo, investigo a relação entre as marginálias e os contos de Fantoches, a metaficção e o fantástico, conforme o que foi assumido nos capítulos anteriores.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nas marginálias - a narrativa da autoleitura em Fantoches, de Érico Veríssimo.pdf6.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.