05 CAMPUS ARAPIRACA 01 - UNIDADE ARAPIRACA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE ARAPIRACA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - MATEMÁTICA EAD - UNIDADE ARAPIRACA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7614
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Vívia Dayana Gomes dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2740547167333947pt_BR
dc.contributor.referee1Sampaio, Ingrid Araujo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6185193595981136pt_BR
dc.contributor.referee2Messias, Paulo Roberto Lemos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5572674103539728pt_BR
dc.creatorSantana, Valdineide Elias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7751567157783485pt_BR
dc.date.accessioned2021-02-23T03:22:55Z-
dc.date.available2021-02-22-
dc.date.available2021-02-23T03:22:55Z-
dc.date.issued2020-02-10-
dc.identifier.citationSANTANA, Valdineide Elias. O lúdico no ensino-aprendizagem das frações nas séries de 6º ano do ensino fundamental. 2020. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Campus Arapiraca, Curso de Matemática Ensino a Distância, Universidade Federal de Alagoas, Arapiraca, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7614-
dc.description.abstractThis paper aimed to present and show the application of playfulness in the teaching of fractions in the mathematics discipline for students of the 6th grade of elementary school, reinforcing its importance and usefulness within the practical coexistence of the classroom, as well as the contributions that were obtained. towards learning. The method of study used is characterized as bibliographic, through readings in various sources to support the theoretical framework and case study, through the application of games in the classroom to obtain results about the performance of students regarding teaching fractions as well as how this practice could contribute to mathematics. What was observed is an improvement in student performance, as well as a greater motivation to learn mathematics, where satisfactory results were obtained within the proposal that was applied. This has made the use of play more dynamic in the teaching of mathematics, which makes it recommended to use it more often for teachers in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Matemática Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem lúdicapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectPlayfulpt_BR
dc.subjectClassroompt_BR
dc.subjectFractionspt_BR
dc.subjectGamespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleO lúdico no ensino-aprendizagem das frações nas séries de 6º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe Playful in the teaching-learning of fractions in the 6th grade of elementary schoolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho buscou apresentar e mostrar a aplicação do lúdico no ensino das frações na disciplina de matemática para os alunos do 6º ano do ensino fundamental, reforçando a sua importância e utilidade dentro do convívio prático da sala de aula, assim como as contribuições que foram obtidas para com o aprendizado. O método de estudo utilizado caracteriza-se como bibliográfico, através de leituras em diversas fontes para dar fundamento ao referencial teórico e estudo de caso, por meio da aplicação dos jogos em sala de aula para a obtenção de resultados acerca do desempenho dos alunos quanto ao ensino das frações, bem como de que formas essa prática poderia contribuir para com a matemática. O que se observou é uma melhora no desempenho dos alunos, bem como uma maior motivação para se aprender a matemática, onde obteve-se resultados satisfatórios dentro da proposta que foi aplicada. Isso fez com que o uso do lúdico trouxesse um maior dinamismo no ensino da matemática, o que torna recomendável o uso com mais frequência para os professores em sala de aula.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - MATEMÁTICA EAD - UNIDADE ARAPIRACA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O lúdico no ensino-aprendizagem das frações nas séries de 6º ano do ensino fundamental.pdf4.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.