Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7594
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Dança, louvor e adoração: relato de um projeto de ensino desenvolvido na comunidade cristã de Uiraúna (PB) |
Título(s) alternativo(s): | Dance, praise and worship: report of a teaching project developed in the christian community of Uiraúna (PB) |
Autor(es): | Munis, Cássia Keren da Silva |
Primeiro Orientador: | Madureira, José Rafael |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rocha, Isabelle Pitta Ramos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Flávio Ferreira da |
Resumo: | O presente trabalho tem como o tema o ensino de dança no contexto das comunidades cristãs e foi baseado em um relato de experiência de um projeto realizado com jovens da comunidade de Uiraúna, Paraiba, vinculada ao Ministério de Dança Peniel. O objetivo do trabalho é ressaltar a relevância da dança na liturgia, como parte da adoração prestada ao Senhor. Para tal, fez-se necessário apresentar aos jovens um breve levantamento histórico da dança na Antiguidade e na Idade Média, além de evidenciar passagens bíblicas que relatam momentos em que o homem se relaciona com o Divino através da dança. Também foi utilizado um vasto material videográfico como fonte de apreciação, que é um dos pilares do ensino de arte. Os aspectos de estudo e preparação técnica também foram abordados com a finalidade de aprimorar a performance durante os momentos de louvor e adoração realizados através da dança. Para a estruturação teórica do trabalho foi realizado uma revisão de literatura com base na historiografia da dança e em alguns procedimentos didáticos aplicados ao ensino da dança. |
Abstract: | The present work has as its theme the teaching of dance in the context of Christian communities and was based on an experience report of a project carried out with people from the community of Uiraúna, Paraiba, linked to the Peniel Dance Ministry. The purpose of this work is to emphasize the relevance of dance in the liturgy as part of the worship of the Lord. To this end, it was necessary to present to the youth a brief historical survey of dance in antiquity and the Middle Ages, as well as highlighting biblical passages that relate moments in which man relates to the Divine through dance. Extensive videographic material was also used as a source of appreciation, which is one of the pillars of art education. The aspects of study and technical preparation were also approached in order to improve performance during times of praise and worship performed through dance. For the theoretical structuring of the work, a literature review was performed based on dance historiography and some didactic procedures applied to dance teaching. |
Palavras-chave: | Dança - historiografia Dança - ensino - metodologia Religião Adoração (religião) Dance historiography Dance teaching methodologies Religion |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Dança |
Citação: | MUNIS, Cássia Keren da Silva. Dança, louvor e adoração: relato de um projeto de ensino desenvolvido na comunidade cristã de Uiraúna (PB). 2020. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Dança, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7594 |
Data do documento: | 12-fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - DANÇA - ICHCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dança, louvor e adoração - relato de um projeto de ensino desenvolvido na comunidade cristã de Uiraúna (PB).pdf | 1.38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.