00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7588
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Araujo, Ronaldo Ferreira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3328212638040851pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Robéria de Lourdes de Vasconcelos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1122196964622407pt_BR
dc.contributor.referee2Prado, Marcos Aparecido Rodrigues do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6317834863149595pt_BR
dc.creatorMelo, Janyelle Mayara Bento de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3325677675673081pt_BR
dc.date.accessioned2021-02-20T00:01:25Z-
dc.date.available2021-02-03-
dc.date.available2021-02-20T00:01:25Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.identifier.citationMELO, Janyelle Mayara Bento de. Comunicação cientifica na web social: desempenho dos docentes de Biblioteconomia da região nordeste no Researchgate. 2020. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7588-
dc.description.abstractSocial media are increasingly present in the daily life of society in general. The dissemination and communication of science, also undergoes significant changes with the emergence of social media and interactions. In this context, new forms of science assessment have been proposed, in addition to traditional metrics, through citations and / or carried out by peers. Thus, the Metrics at Author Level are represented by indicators related to the interactions that the authors make and receive from their profiles in digital environments. This research aims to investigate the performance of professors of Library Science courses in the Northeast region in the academic social network ResearchGate. In this cybermetric and scientometric study, profiles of 193 Librarianship teachers from the northeast region were searched, where 63 have a profile on the academic social media ResearchGate and from a list of alternative metrics suggested by Orduña-Malea, Martín-Martín, Delgado-López-Cózar (2016) identified the metrics of publication, metrics of citation, metrics of evaluation and use, metrics of social connectivity and metrics composed in each of the profiles. In the survey carried out it was possible to perceive a still timid number of use of the academic social network ResearchGate by the teachers of the Library Science courses in the Northeast Region, corresponding to only 33% of the teachers surveyed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Biblioteconomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação científicapt_BR
dc.subjectEstudos métricos da informaçãopt_BR
dc.subjectRede social acadêmicapt_BR
dc.subjectResearchGatept_BR
dc.subjectAlMetricspt_BR
dc.subjectScientific communicationpt_BR
dc.subjectMetric information studiespt_BR
dc.subjectAcademic social mediapt_BR
dc.subjectResearchGatept_BR
dc.subjectALMetricspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.titleComunicação científica na web social: desempenho dos docentes de biblioteconomia da região nordeste no researchgatept_BR
dc.title.alternativeScientific communication on the social web: performance of librarianship teachers in the northeast region on researchgatept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoAs mídias sociais estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade em geral. A divulgação e comunicação da ciência, também sofrem alterações significativas com o surgimento de mídias sociais e interações. Nesse contexto, novas formas de avaliação da ciência tem sido propostas, além das métricas tradicionais, através de citações e/ ou realizadas por pares. Dessa forma as Métricas em Nível de Autor são representadas por indicadores relacionados às interações que os autores fazem e recebem a partir de seus perfis em ambientes digitais. Essa pesquisa objetiva investigar o desempenho dos docentes dos cursos de Biblioteconomia na região Nordeste na rede social acadêmica ResearchGate. Nesse estudo cibermétrico e cientométrico, foram buscados perfis de 193 docentes de Biblioteconomia da região nordeste, onde 63 possuem perfil na mídia social acadêmica ResearchGate e a partir de lista de métricas alternativas sugeridas por Orduña-Malea, Martín-Martín, Delgado-López-Cózar (2016) identificaram-se as métricas de publicação, métricas de citação, métricas de avaliação e uso, métricas de conectividade social e métricas compostas em cada um dos perfis. No levantamento realizado foi possível perceber um número ainda tímido de uso da rede social acadêmica ResearchGate pelos docentes dos cursos de Biblioteconomia da Região Nordeste, correspondendo a apenas 33% dos docentes pesquisados.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.