00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICBS
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Tipo: Dissertação
Título: Estratégias didáticas sobre educação ambiental no ensino da educação de jovens e adultos no município de Paripueira, AL
Título(s) alternativo(s): Teaching strategies on environmental education in teaching education for young people and adults, in the municipality of Paripueira, AL
Autor(es): Gonçalves, Edelmo de Melo
Primeiro Orientador: Silva, Jorge Luiz Lopes da
metadata.dc.contributor.referee1: Batista, Vandick da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Bezerra, Maria Lusia de Morais Belo
Resumo: O ensino da Educação Ambiental (EA) é um importante caminho na condução da sociedade contemporânea ao conhecimento e respeito das questões socioambientais e da sustentabilidade, tendo em vista a situação ambiental global atual. Conhecer quais estratégias de ensino deste tema transversal da educação que se adequem melhor às particularidades de cada contexto escolar é importante para desenvolver o senso crítico e potencializar o desenvolvimento da aprendizagem significativa dos educandos sobre as questões socioambientais. Os alunos da Educação de Jovens e adultos (EJA) apresentam particularidades cotidianas a serem consideradas em nossas práticas didáticas, inclusive seus conhecimentos prévios, no sentido de buscar melhores opções para o ensino da EA e que sejam condizentes com a sua realidade. Sendo assim, levantou-se a hipótese de que a combinação de estratégias potencializa a aprendizagem de alunos da EJA sobre a EA. Nessa perspectiva, este estudo teve como objetivo desenvolver estratégias didáticas que aperfeiçoem o processo de ensino e aprendizagem sobre a Educação Ambiental para alunos da EJA da Escola Estadual Professora Julieta Ramos Pereira, em Paripueira, Alagoas. A pesquisa teve uma abordagem qualiquantitativa. Os participantes foram divididos em dois grupos, um experimental e um controle (46 e 68 alunos, respectivamente), para os quais foram aplicadas estratégias distintas, com exceção das aulas expositivas dialogadas, que foram comuns aos dois grupos. Para o grupo experimental foi utilizada uma combinação de visitas a campo intercaladas com aulas expositivas dialogadas, finalizando o processo com uma exposição e apresentação numa feira de ciências; para o grupo controle foram usadas apenas abordagens convencionais, porém buscando também centralizar o aluno no processo educativo. Para a análise quantitativa utilizou-se comparativamente os dados de um pré e um pós-teste. Qualitativamente, a análise se baseou na verificação das questões discursivas do pré e pós-teste, das respostas de um questionário aplicado ao grupo experimental e a partir das observações feitas durante os momentos de aplicação das estratégias. O teste t, comparando os resultados do pré e pós-teste revelou um ganho significativo no conhecimento nos dois grupos (com o valor de igual a 0,002), mas não indicou diferenças significativas entre os grupos, cujo valor de foi de 0,07. Entretanto, a análise qualitativa mostrou um aumento significativo na sensibilidade e no conhecimento crítico nos alunos do grupo experimental sobre as questões socioambientais. Notou-se que estratégias convencionais como as aulas expositivas, os trabalhos em grupo, quando estimulada a participação ativa do aluno, promovendo-se a interação e os questionamentos, motivam o aluno e o ajuda a construir o seu conhecimento. Da mesma forma, atividades extraclasse, como as visitas a campo planejadas, nas quais os alunos sejam protagonistas de sua aprendizagem, combinadas a feira de ciências, para a divulgação dos saberes aprendidos, também pode levar o aluno à aprendizagem significativa. Nesse contexto, entende-se, portanto, que estratégias diversificadas combinadas, com o aluno no centro do processo educativo, levando-se em conta os seus conhecimentos prévios, promovem o ganho efetivo no conhecimento sobre educação ambiental, e que as atividades de campo contribuem para o aumento no conhecimento significativo sobre os aspectos socioambientais nos estudantes da EJA.
Abstract: The teaching of Environmental Education (EE) is an important path in the conduct of contemporary society to knowledge and respect for social and environmental issues and sustainability, in view of the current global environmental situation. Knowing which teaching strategies of this cross-cutting theme of education that best suit the particularities of each school context is important to develop critical sense and enhance the development of meaningful learning of students on socio-environmental issues. Students of Youth and Adult Education (YAE) present daily particularities to be considered in our didactic practices, including their previous knowledge, in order to seek better options for the teaching of as and that are consistent with their reality. Thus, it was hypothesized that the combination of strategies enhances the learning of YAE students about as. In this perspective, this study aimed to develop didactic strategies that improve the teaching and learning process on Environmental Education for Students of the YAE of the State School Professor Julieta Ramos Pereira, in Paripueira, Alagoas. The research had a qualiquantitative approach. The participants were divided into two groups, one experimental and one control, for which different strategies were applied, with the exception of the dialogued exhibition classes, which were common to the two groups. For the experimental group, a combination of field visits interspersed with dialogued exhibition classes was used, ending the process with an exhibition and presentation at a science fair; for the control group, only conventional approaches were used, but also seeking to centralize the student in the educational process. For quantitative analysis, data from a pre- and one post-test were comparatively used. Qualitatively, the analysis was based on the verification of discursive questions of the pre and post-test, the answers of a questionnaire applied to the experimental group and from the observations made during the moments of application of the strategies. The t-test, comparing the results of the pre and post-test revealed a significant gain in knowledge in both groups, but did not indicate significant differences between them. However, the qualitative analysis showed a significant increase in sensitivity and critical knowledge in the students of the experimental group on social and environmental issues. It was noticed that conventional strategies such as exhibition classes, group work, when stimulated the active participation of the student, promoting interaction and questioning, motivate the student and help him to build his knowledge. Similarly, extra-class activities, such as planned field visits, in which students are protagonists of their learning, combined with the science fair, for the dissemination of learned knowledge, can also lead the student to meaningful learning. In this context, it is understood, therefore, that diversified strategies combined, with the student at the center of the educational process, taking into account their previous knowledge, promote the effective gain in knowledge about environmental education, and that field activities contribute to the increase in significant knowledge about the socio-environmental aspects of YAE students.
Palavras-chave: Estratégias didáticas
Educação de jovens e adultos - Paripueira (AL)
Nível de conhecimentos prévios
Aprendizagem significativa
Educação ambiental
Diversified strategies
YAE
Previous knowledge
Meaningful learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional
Citação: GONÇALVES, Edelmo de Melo. Estratégias didáticas sobre educação ambiental no ensino da educação de jovens e adultos, no município de Paripueira, AL. 2020. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Ensino da Biologia em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7486
Data do documento: 13-nov-2020
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