00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MÚSICA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7469
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Teixeira, Ziliane Lima de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7147192340583707pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Débora Borges da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3263967529219673pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, José Guido Dantas Lessa da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4192383877843269pt_BR
dc.creatorOliveira, Dayane Regina Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9072031768282421pt_BR
dc.date.accessioned2021-01-22T03:57:18Z-
dc.date.available2021-01-21-
dc.date.available2021-01-22T03:57:18Z-
dc.date.issued2020-09-28-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Dayane Regina Silva. A colaboração da educação musical para crianças com transtorno e déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). 2020. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7469-
dc.description.abstractThe research presented in this course conclusion work is linked to the line of researches Teacher Training, Processes and Practices in music education of the Contemporary Studies Group in Music Education (GECOM), in the Music Degree course at the Alagoas Federal University. It clarifies the symptoms of the disorder and attention deficit and hyperactivity and its subtypes, the main difficulties and consequences of the lack of treatment in the child's life and a mistake in the diagnosis, which must be done in a multidisciplinary way. The research was carried out through questionnaires investigating the performance of teachers in the face of hyperactive students, in addition to a bibliographic survey of research conducted in Brazil regarding musicalization and ADHD. It is hoped that this research will contribute to the information of educators in the music area, bringing suggestions for activities and clarifying that the student with ADHD is fully capable of developing themselves musically and also in other aspects of their lives, but making clear the difference between musical education and music therapy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadept_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectMusic educationpt_BR
dc.subjectADHDpt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.titleA colaboração da educação musical para crianças com transtorno e déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)pt_BR
dc.title.alternativeThe collaboration of musical education for children with disorder and attention deficit and hiperactivity (ADH)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA pesquisa apresentada neste trabalho de conclusão de curso está vinculada a linha de pesquisas Formação de professores, processos e práticas em educação musical do Grupo de Estudos Contemporâneos em Educação Musical (GECOM), no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Alagoas. Ela vem esclarecer os sintomas do transtorno e déficit de atenção e hiperatividade e seus subtipos, as principais dificuldades e consequências da falta de tratamento na vida da criança e de um equívoco no diagnóstico, que deve ser feito de maneira multidisciplinar. A pesquisa foi realizada através de questionários investigando a atuação dos professores diante os alunos hiperativos, além de um levantamento bibliográfico das pesquisas realizadas no Brasil referente à musicalização e TDAH. Espera-se que esta pesquisa contribua para a informação dos educadores da área de música, trazendo sugestões de atividades e esclarecendo que o aluno com TDAH é totalmente capaz de se desenvolver musicalmente e também em outros aspectos de sua vida, porem deixando clara a diferença entre educação musical e musicoterapia.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MÚSICA - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.