00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7466
Tipo: Dissertação
Título: Sequência didática para o ensino de química: o uso da temática lipídios no ensino médio através de metodologias ativas sob uma abordagem CTSA
Título(s) alternativo(s): Teaching sequence for teaching chemistry: the use of the theme lipids in high school through active methodologies under a CTSA approach
Autor(es): Soares, Lauristela da Silva Hermógenes
Primeiro Orientador: Miranda, Edma Carvalho de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Monique Gabriella Angelo da
metadata.dc.contributor.referee2: Suart, Rita de Cássia
Resumo: Diante do enfrentamento diário com a falta de interesse dos alunos pelo estudo e diante de tantas distrações que os cercam, o ato de ensinar, deve mais que nunca, promover alternativas que instiguem o envolver do aluno como coparticipantes da sua própria evolução no conhecimento. Sob esse aspecto, este trabalho foi proposto para o uso de algumas das metodologias ativas de ensino com o intuito de envolver os alunos como coadjuvantes no ato de aprender, bem como compreender a matéria de Química, aliando o conhecimento sobre a temática escolhida, Lipídios, sob uma perspectiva CTSA, ou seja, promovendo uma relação dos temas da química com aspectos sociais, através das escolhas alimentares, bem como com os possíveis impactos causados ao meio ambiente devido ao descarte inadequado. Assim, a sequência didática foi aplicada em regime presencial e remoto em duas escolas estaduais de Alagoas em turmas de ensino médio (modalidades regular e EJA) divididas em cinco momentos, com atividades diferenciadas em cada um. No ensino remoto, as atividades realizadas em uma das escolas foram totalmente virtuais e em outra, houve a possibilidade de os alunos participarem de uma oficina de produção de sabão de forma on-line. Etapas de questões investigativas foram aplicadas nas duas modalidades apontando caminhos para que os alunos pudessem evoluir na construção do conhecimento dos assuntos abordados. A avaliação de grande parte dessas questões foi realizada através do uso das ideias de Zoller quanto as Habilidades Cognitivas de Baixa e de Alta Ordem que podem ser geradas pelos alunos de acordo com o estímulo que é proporcionado aos mesmos. Os resultados da pesquisa demonstraram que à medida que se instiga o questionamento e análise dos alunos, respostas mais completas e de níveis cognitivo maiores são obtidos. O tipo de análise dessas respostas se mostrou bastante eficaz para avaliar etapas importantes do processo de aplicação dessa sequência didática. Além do mais, as pesquisas propostas fizeram os alunos descobrirem soluções válidas para a problemática do descarte inadequado dos lipídios no meio ambiente, percebendo-se o desenvolvimento do pensamento sustentável nos alunos, nas três metodologias, além da evolução do conhecimento quanto aos assuntos propostos.
Abstract: Given the daily confrontation with the lack of interest of students and in the face of so many distractions that surround them, the act of teaching must, more than ever, promote alternatives that instigate student involvement as co-participants in their own growth. In this regard, this work was proposed for the use of some of the active teaching methodologies in order to involve students as assistants in the act of learning, as well as to understand the subject of Chemistry, combining knowledge on the chosen theme, Lipids, from a CTSA perspective, promoting a relationship between the themes of chemistry and social aspects, through food choices, as well as the possible impacts caused to the environment due to inadequate garbage disposal. Thus, the didactic sequence was applied to person and distance learning, in two state schools in Alagoas on high school classes (regular and EJA modalities) divided into five moments, with different activities in each one. In distance learning, the activities carried out in one of the schools were completely virtual and in another there was the possibility for students to participate in a soap production workshop online. Stages of investigative questions were applied in both modalities, pointing out ways for students to evolve in the construction of knowledge on the subjects covered. The evaluation of most of these questions was carried out through the use of Zoller's ideas regarding the Low and High Order Cognitive Skills that can be generated by students according to the stimulus that is provided to them. The results of the research showed that as students are questioned and analyzed, more complete answers and higher cognitive levels are obtained. The type of analysis of these responses proved to be very effective in evaluating important steps in the process of applying this didactic sequence. Furthermore, the proposed researches made students discover valid solutions to the problem of inappropriate lipid disposal in the environment, realizing the development of sustainable thinking in students, in the three methodologies, in addition to the evolution of knowledge regarding the proposed subjects.
Palavras-chave: Metodologias ativas de ensino
Ensino de química
Lipídios
Sequências didáticas
Construção do conhecimento
Lipids
Active methodologies
CTSA
Investigative issues
Construction of knowledge
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química- PROFQUI
Citação: SOARES, Lauristela da Silva Hermógenes. Sequência didática para o ensino de química: o uso da temática lipídios no ensino médio através de metodologias ativas sob uma abordagem CTSA. 2020. 163 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Instituto de Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7466
Data do documento: 9-nov-2020
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.