00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
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Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento e aplicação de jogos para o ensino de química: considerações sobre sua utilização em sala de aula no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Development and application of games for chemistry teaching: considerations about its use in a classroom in high school
Autor(es): Santos, Tiago Rendley Vieira dos
Primeiro Orientador: Souza, Laura Cristiane de
metadata.dc.contributor.referee1: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.contributor.referee2: Cardoso, Sílvia Helena
Resumo: Este trabalho discute a importância da aplicação, na educação, de metodologias ativas como o uso de jogos, para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprendizado de química. Com base em nossa experiência como docente no ensino médio, foram tomados como norteadores da pesquisa alguns problemas de aprendizagem observados com frequência e causadores de importantes entraves para o processo de ensino de muitos alunos: deficiência na construção de significados em relação aos símbolos e representações químicas e sua associação com coisas concretas; Como proposta de ação, foi realizado um breve estudo de caso com uma turma do 1o ano do ensino médio, adequada aos problemas mencionados, e aplicados questionários e um jogo, desenvolvido para uma disciplina do PROFQUI, chamado “Qual é o elemento?”, que trata dos conteúdos tabela periódica, elementos químicos e substâncias. Foi realizada uma análise qualitativa das atividades executadas a partir dos questionários e de observações do comportamento, participação e desempenho dos alunos durante o transcorrer da atividade. A partir da análise dos dados coletados infere-se que a utilização de jogos, desenvolvidos com a intencionalidade de promover determinado conhecimento ou comportamento, demonstra um grande potencial para motivar o interesse dos estudantes, criando um ambiente em sala de aula propenso à aprendizagem.
Abstract: This paper discusses the importance of the educational application of active methodologies such as the use of games, for the development of competences and skills necessary for learning chemistry. Based on our experience as a teacher in high school, some of the frequently observed learning problems were taken as guiding factors of this research, which cause important obstacles to the teaching process of many students: deficiency in the construction of meanings in relation to Chemical symbols and representations and their association with concrete things; as an action proposal, a brief case study was carried out with a class from the 1st year of high school, adequate to the mentioned problems, and applied questionnaires and a game, developed for a PROFQUI discipline, called “What is the element?”, which discusses the contents of the periodic table, chemical elements and substances. It was carried out a qualitative analysis of the activities performed from the questionnaires and observations of the students' behavior, participation and performance during the activities. From the analysis of the collected data, it can be inferred that the use of games, developed with the intention of promoting certain knowledge or behavior, demonstrates a great potential to motivate students' interest, creating a classroom environment prone to learning.
Palavras-chave: Química - Ensino médio
Aprendizagem
Metodologia ativa (Metodologia de ensino)
Jogos educativos
Chemistry
high school
learning
active methodologies
educational games
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química- PROFQUI
Citação: SANTOS, Tiago Rendley Vieira dos. Desenvolvimento e aplicação de jogos para o ensino de química: considerações sobre sua utilização em sala de aula no ensino médio. 2020. 87 f. Dissertação (Mestrado em Química) - Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7458
Data do documento: 7-ago-2020
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