00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7453
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Carmen Lúcia de Araújo Paiva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7885301102968819pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Gilson Oliveira dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9220817099269462pt_BR
dc.contributor.referee2Neves, Yara Pereira da Costa e Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6379207800285906pt_BR
dc.creatorSilva, Renato França da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0385252191283801pt_BR
dc.date.accessioned2021-01-20T19:41:44Z-
dc.date.available2021-01-15-
dc.date.available2021-01-20T19:41:44Z-
dc.date.issued2020-03-21-
dc.identifier.citationSILVA, Renato França da. As TDIC como suporte no processo de tomada de decisões da gestão escolar: desafios e possibilidades com uso do SAGEAL e SIAE. 2020.17 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação ) – Centro de Educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação , Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7453-
dc.description.abstractThis article seeks to explore the different possibilities of using TDIC as support instruments in the decision-making process of school management, as well as to describe the challenges of this process, verifying the need for qualification of the management team for the appropriate use of technological resources. available in school units. We sought to identify the main challenges faced by managers with regard to the use and interpretation of statistical data in the school environment, using educational software as a reference used by the state education networks of Alagoas and Sergipe. For this, an exploratory study was carried out in two schools in the state networks of Alagoas and Sergipe, through the application of a questionnaire with school managers. It was observed that there are resources unexplored by these managers, in the educational software used by educational institutions, which would contribute to assist in the decision-making of school management. It is understood that the realization of a training course focused on the use of SAGEAL and SIAE, can contribute to the development of skills of managers and, consequently, the application in school management of a series of benefits arising from these tools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Especialização em Estratégias Didáticas para Educação Básica com uso das TICpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectSIAE - Sistema Integrado Administrativo Educacionalpt_BR
dc.subjectSAGEAL - Sistema de Gestão Escolar do Estado de Alagoaspt_BR
dc.subjectTDIC - Tecnologias Digitais da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAs TDIC como suporte no processo de tomada de decisões da gestão escolar: desafios e possibilidades com uso do SAGEAL e SIAEpt_BR
dc.title.alternativeTDIC as a support in the school management decision-making process: challenges and possibilities with the use of SAGEAL and SIAEpt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoNeste artigo procura-se explorar as diferentes possibilidades de utilização das TDIC como instrumentos de suporte no processo de tomada de decisões da gestão escolar, bem como descrever os desafios desse processo, verificando a necessidade de qualificação da equipe gestora para o uso adequado dos recursos tecnológicos disponíveis nas unidades escolares. Buscou-se identificar os principais desafios enfrentados pelos gestores no que concerne à utilização e interpretação de dados estatísticos no âmbito escolar, tendo-se como referência softwares educacionais utilizados pelas redes estaduais de ensino de Alagoas e Sergipe. Para isso, realizou-se um estudo exploratório em duas escolas das redes estaduais de Alagoas e Sergipe, mediante aplicação de um questionário com os gestores escolares. Observou-se que existem recursos inexplorados por esses gestores, nos softwares educacionais utilizados pelas instituições de ensino, os quais contribuiriam para assessorar a tomada de decisões da gestão escolar. Entende-se que a realização de um curso de formação voltado para a utilização do SAGEAL e do SIAE, pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades dos gestores e consequentemente, a aplicação na gestão escolar de uma série de benefícios advindos dessas ferramentas.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA COM USO DAS TIC - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.