00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - CEDU Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7410
Tipo: Especialização
Título: A crise da racionalidade moderna e da educação: é possível a emancipação por meio da educação?
Título(s) alternativo(s): The crise of modern rationality and education is it possible to emancipate through education?
Autor(es): Silva, Priscila Fernanda da
Primeiro Orientador: Souza, Francisco Pereira de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Maria Aparecida Batista de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, José Vicente da
Resumo: Discute-se, a partir de um levantamento bibliográfico, o papel da educação e da racionalidade moderna. Para tanto, dado o universo de questões que isto implica, preferiu-se conduzir um debate sob a ótica de Immanuel Kant (Sobre a pedagogia) e Max Horkheimer (Eclipse da razão). A leitura e importância da análise destes autores suscita inquietantes questões para uma sociedade que tem vindo a vivenciar os dramas e os desafios da modernidade. Portanto, o debate sobre os modos e as utopias racionalizadoras, para quem a educação representa a emancipação, evidencia a existência da diferenciação social experimentada, especialmente, pelas novas gerações.
Abstract: It is discussed from a bibliographic survey, the role of education in modern rationality. Therefore, given the universe of questions that this implies, it was preferred to conduct a debate from the standpoint of Immanuel Kant (Ueber paedagogie) and Max Horkheimer (Eclipse of razon). The reading and importance of the analysis of these authors raises disturbing questions for a society that has been experiencing the dramas and challenges of modernity. Therefore, the debate about the rationalizing modes and utopia, for whom education represents intellectual emancipation, evidences the existence of social differentiation, especially, experienced by the new generations.
Palavras-chave: Educação
Racionalidade
Modernidade
Education
Rationality
Modernity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Especialização “Lato Sensu” em Filosofia e Educação
Citação: SILVA, Priscila Fernanda da. A crise da racionalidade moderna e da educação: é possível a emancipação por meio da educação?.2020. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Filosofia e Educação) – Centro de educação, Curso de Especialização “Lato Sensu” em Filosofia e Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7410
Data do documento: 21-nov-2017
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM FILOSOFIA E EDUCAÇÃO - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A crise da racionalidade moderna e da educação: é possível a emancipação por meio da educação?.pdf6.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.