00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7221
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fireman, Elton Casado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569068916474005pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Monique Gabriella Angelo da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683701278112547pt_BR
dc.contributor.referee1Wartha, Edson José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6740898151994896pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Ivanderson Pereira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3106780553307514pt_BR
dc.creatorLopes, Jozélio Agostinho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2271613327877660pt_BR
dc.date.accessioned2020-10-06T04:34:08Z-
dc.date.available2020-10-06T04:34:08Z-
dc.date.issued2020-06-09-
dc.identifier.citationLOPES, Jozélio Agostinho. O ensino de cinética química por investigação: uma abordagem com alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2020. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. Contém 1 [Produto Educacional] E-books com título: O ensino de cinética química por investigação: uma abordagem com alunos do 9º ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7221-
dc.description.abstractThe present study emerged from concerns regarding the content of Chemical Kinetics in the context of Brazilian schools, and how this thematic can be worked on in the Science discipline to favor the scientific literacy of students. The research was developed in a school of the Iati city Municipal Network, which is located in the Agreste Meridional region of the Pernambuco state. It presents the following questioning: how can the Research-oriented teaching of Science (ROTS), in light of Scientific Literacy (SL), favor the understanding of Chemical Kinetics by 9th grade students of elementary school? This is a case study research with a qualitative approach, which included 39 students followed between the months of February and March 2019. For the general objective to be achieved, the following data collection resources were employed: logbook; camcorders and questionnaires; as well as written production - texts and drawings. Data analysis was based on the content analysis proposed by Bardin (2011). In this context, the aforementioned approach enabled the development of an Investigative Teaching Sequence (ITS) on the above-mentioned theme, which makes up the educational product envisioned for Elementary School teachers - Final Years. Through its application, we were able to identify that the followed students presented initial conceptions about the topic of Chemical Reactions, and that research-oriented teaching proved to be a methodological approach capable of promoting the understanding of Chemical Kinetics, since it led the target audience to act and reflect critically, as well as to argue about the speed of reactions and the factors influencing this process (temperature, concentration and contact surface), which contributed to the SL of the research subjects.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino por Investigaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetização Científicapt_BR
dc.subjectCinética Químicapt_BR
dc.subjectSEIpt_BR
dc.subjectResearch-oriented teachingpt_BR
dc.subjectScientific literacypt_BR
dc.subjectChemical kineticspt_BR
dc.subjectITSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO ensino de cinética química por investigação: uma abordagem com alunos do 9º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of chemical kinetics by investigation: an approach with o 9th grade students of elementary schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo emergiu de inquietações acerca do conteúdo de Cinética Química no contexto escolar brasileiro e de como tal tema pode ser trabalhado na disciplina de Ciências, de forma a favorecer a formação científica dos estudantes. O mesmo foi desenvolvido em uma escola da Rede Municipal da cidade Iati, localizada no Agreste Meridional do estado de Pernambuco. Apresenta em seu bojo o seguinte problema: como o Ensino de Ciências por Investigação (ENCI), à da luz Alfabetização Científica (AC), pode favorecer a compreensão do tema Cinética Química por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental? Trata-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso, de abordagem qualitativa, que contemplou 39 alunos nos meses de fevereiro e março do ano de 2019. Utilizou-se, para tanto, dos seguintes recursos na coleta de dados: diário de bordo; filmadoras e questionários; assim como a produção escrita – textos e desenhos. A análise dos dados ocorreu fundamentada na análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Nesse contexto, o referido enfoque propiciou o desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) sobre o tema supracitado, sendo este o produto educacional destinado aos professores do Ensino Fundamental – Anos Finais. Por meio da sua aplicação, verificou-se que os estudantes apresentaram concepções iniciais acerca do tema reações químicas, e que o ensino por investigação se mostrou uma abordagem metodológica capaz de promover a compreensão do conteúdo de Cinética Química, uma vez que levou o público alvo a atuar e refletir criticamente, assim como argumentar sobre a rapidez das reações e os fatores que influenciam nesse processo (temperatura, concentração e superfície de contato), o que contribuiu para com a AC dos sujeitos da pesquisa.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.