00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7199
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Carloney Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9900433024242592pt_BR
dc.contributor.referee1Porto, Cristiane Magalhães-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3435445286863278pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Adriana Cavalcanti dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6659666517367641pt_BR
dc.creatorPortela, Márcia da Silva Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4948446783860667pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-13T01:31:41Z-
dc.date.available2020-09-13T01:31:41Z-
dc.date.issued2020-02-21-
dc.identifier.citationPORTELA, Márcia da Silva. Produção escrita de contos nas aulas de matemática : algumas evidências na perspectiva da resolução de problemas. 2020. 222 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7199-
dc.description.abstractThis dissertation, entitled - “Writing Short Stories in Mathematics Classes through Problem Solving” - aimed to analyze the mathematical knowledge evidenced in textual productions in mathematics classes through problem solving. Among the specific ones, we highlight: i) Identify what are the contributions and potentialities of the written production of short stories for the teaching of Mathematics; ii) Analyze how the use of written short story productions for teaching mathematics is configured in the perspective of problem solving; iii) Understand how students systematize their mathematical knowledge based on the written production of stories; iv) Describe alternatives that make it possible to solve problems through the production of short stories in mathematics classes. Seeking to answer the following question: “What mathematical knowledge is evident in textual production in mathematics classes through problem solving? Having mathematical knowledge as the object of the research. The theoretical framework of the research was based on the studies of D 'Ambrósio (2011), Freire (1977), Ferrero (1987), Rojo (2009), Soares (2003), Amarilha (2010), Smole at al (2001), Dante (1997), Onuchic and Allevato (1999), Schoroeder and Lester (1989), Diniz (1997), Charnay and Panizza (1994). The research constitutes an action research, in a qualitative approach having as a research scenario a school located in the neighborhood of Brasil Novo, city of Rio Largo / AL. The students involved are in the age group of 10 to 13 years old, totaling 35 students. Data collection was obtained through observations, an open questionnaire, activities, reading and writing workshops, ending with students' textual productions. For the purpose of analyzing the results, Bardin's Content Analysis (2009) was used. The results that emerged through the investigation were analyzed, making it possible to verify that the activities proposed in the intervention contributed to the production of new possibilities. The students approached the mathematics present in their reality from moments of written productions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução escritapt_BR
dc.subjectContopt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectWritten productionpt_BR
dc.subjectTalept_BR
dc.subjectProblem solvingpt_BR
dc.subjectProdução de textospt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleProdução escrita de contos nas aulas de matemática : algumas evidências na perspectiva da resolução de problemaspt_BR
dc.title.alternativeWriting short stories in mathematics classes: some evidence from the perspective of problem solvingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação, intitulada – “Produção Escrita de Contos nas Aulas de Matemática: algumas evidências na perspectiva da Resolução de Problemas” – teve como objetivo em analisar os saberes matemáticos evidenciados nas produções textuais nas aulas de matemática na perspectiva da resolução de problemas. Dentre os específicos destacamos: i) Identificar quais são as contribuições e potencialidades das produções escritas de contos para o ensino de Matemática; ii) Analisar como se configura o uso das produções escritas de contos para o ensino de Matemática na perspectiva da resolução de problemas; iii) Compreender como os alunos sistematizam seus saberes matemáticos a partir da produção escrita de contos; iv) Descrever alternativas que possibilitem a resolução de problemas por meio das produções escritas de contos nas aulas de Matemática. Buscando responder ao seguinte questionamento: “Quais saberes matemáticos são evidenciados nas produções textuais nas aulas de matemática por meio da resolução de problemas? Tendo como objeto da pesquisa os saberes matemáticos. O arcabouço teórico da pesquisa baseou-se nos estudos de D’ Ambrósio (2011), Freire (1977), Ferrero (1987), Rojo (2009), Soares (2003), Amarilha (2010), Smole at al (2001), Dante (1997), Onuchic e Allevato (1999), Schoroeder e Lester (1989), Diniz (1997), Charnay e Panizza (1994). A pesquisa constitui-se em uma pesquisa-ação, numa abordagem qualitativa tendo como cenário para a pesquisa uma escola localizada no bairro do Brasil Novo, cidade de Rio Largo/AL. Os alunos envolvidos estão na faixa etária de 10 a 13 anos, totalizando uma quantidade de 35 alunos. A coleta de dados foram obtidas através de observações, questionário aberto, atividades, oficinas de leitura e escrita finalizando com as produções textuais dos alunos. Para fins de análise dos resultados, foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin (2009). Os resultados que emergiram através da investigação realizada foram analisados, sendo possível verificar que as atividades propostas na intervenção contribuíram para a produção de novas possibilidades. Os alunos se aproximaram da matemática presente em sua realidade a partir de momentos de produções escritas. Evidenciando saberes matemáticos, como tais: medidas de tempo, geometria, localização, quantidades.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.