00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Da atividade realizada ao real da atividade: uma análise do trabalho de Pedagogas em CAPS
Título(s) alternativo(s): From the activity performed to the activity real: an analysis of the Pedagogical work in CAPS
Autor(es): Silva, Júlia Grasiela Santos da
Primeiro Orientador: Francisco, Deise Juliana
metadata.dc.contributor.referee1: Fumes, Neiza de Lourdes Frederico
metadata.dc.contributor.referee2: Soares, Júlio Ribeiro
Resumo: A saúde mental faz parte das políticas públicas de saúde no Brasil, sendo fomentada pelo discurso de atenção psicossocial às pessoas em sofrimento psíquico visando um trabalho intersetorial, através dos vínculos entre sujeito, família, comunidade e órgãos públicos. Dessa maneira, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) enquanto instância de atenção em saúde mental é composto por uma equipe multiprofissional que atua desenvolvendo atividades voltadas à promoção, prevenção e reabilitação psicossocial dos usuários do serviço. Em termos de aportes teóricos, esta pesquisa abarca o trabalho do pedagogo em ambientes não escolares pela abordagem da clínica da atividade. Sendo assim, este estudo trata-se da discussão sobre a relação entre Pedagogia e saúde mental. Tem como objetivo geral: compreender a atividade de pedagogas atuante no CAPS em um determinado município alagoano. Os objetivos específicos são: descrever a atividade realizada e o real da atividade; detectar os saberes que colaboram na atividade das pedagogas. Norteada pela abordagem de natureza qualitativa, esta pesquisa baseia-se na clínica da atividade como abordagem teórica de análise e intervenção sobre o trabalho. A escolha da abordagem subsidiou a pesquisa, de modo a compreender as relações de trabalho de pedagogas em CAPS. Na produção de dados, utilizamos em primeiro momento, uma entrevista semi-estruturada, para detectar aspectos da formação do profissional, história de vida e situações específicas do trabalho, tais como: dias, horários e atividade efetuada nos dias de trabalho. Na segunda etapa, a aplicação da instrução ao sósia, serviu para compreender aspectos peculiares do trabalho da pedagoga na saúde mental. Para análise de dados utilizamos a técnica de análise de conteúdo, a fim de agrupar os dados produzidos, objetivando responder o objeto de estudo e atender os objetivos estabelecidos. Na análise dos dados, pudemos entender o quanto as condições físicas, burocráticas, de infraestrutura e tantos outros elementos, tais como recursos para realizar as atividades exigidas por uma instituição colaboraram para os sentidos, significados e satisfação que o profissional atribui ao trabalho. Ademais, a pesquisa proporcionou o resgate de elementos que colaboram para a formação, atuação, saberes e estilo da ação do pedagogo no âmbito da saúde mental. Com isso, concluímos que no trabalho no CAPS, as pedagogas em suas atividades encontram subsídios nos saberes adquiridos na sua formação, principalmente na prática de alfabetização, bem como o estilo profissional parte de sua prática e vivência no âmbito acadêmico e na formação continuada, quando elaboram atividades de pintura, colagem e noções de alfabetização. No tocante ao trabalho prescrito, as pedagogas desenvolvem suas atividades baseados na proposta da coordenação do CAPS e articulam com os saberes adquiridos na sua formação e experienciais.
Abstract: Mental health is part of public health policies in Brazil, being fostered by the discourse of psychosocial attention to people in psychological distress aiming at an intersectoral work, through the bonds between subject, family, community and public agencies. Thus, the Psychosocial Care Center (CAPS) as an instance of mental health care is composed of a multiprofessional team (including the educator) that works on activities aimed at the promotion, prevention and psychosocial rehabilitation of service users. In terms of theoretical contributions, this research encompasses the work of the pedagogue in non-school environments by approaching the activity clinic. Thus, this study is about the discussion about the relationship between Pedagogy and mental health. It has as its general objective: to understand the activity of pedagogues acting in CAPS in a certain municipality of Alagoas. Specific objectives are: to describe the activity performed and the actual activity; detect the knowledge that collaborate in the activity of the pedagogues. Guided by the qualitative approach, this research is based on the clinic of the activity as a theoretical approach of analysis and intervention on the work. The choice of approach supported the research in order to understand the working relationships of CAPS pedagogues. In the production of data, we used, firstly, a semi-structured interview, to detect aspects of professional training, life history and specific work situations, such as: days, times and activity performed on working days. In the second stage, the application of instruction to the double, served to understand peculiar aspects of the work of the pedagogue in mental health. For data analysis we use the technique of content analysis in order to group the data produced, aiming to answer the object of study and meet the objectives set. In the data analysis we could understand how the physical, bureaucratic, infrastructure conditions and many other elements, such as resources to perform the activities required by an institution, contributed to the meanings, meanings and satisfaction that the professional attributes to the work. In addition, the research provided the rescue of elements that contribute to the formation, performance, knowledge and style of action of the pedagogue in the context of mental health Thus, we conclude that in their work at CAPS, the pedagogues in their activities find subsidies in the knowledge acquired in their training, especially in the practice of literacy, as well as their professional style as part of their practice and experience in the academic and continuing education, when develop painting, collage and literacy activities. Regarding the prescribed work, the educators develop their activities based on the CAPS coordination proposal and articulate with the knowledge acquired in their training and experience.
Palavras-chave: Centro de Atenção Psicossocial
Função do educador
Clínica de orientação psicológica
Saúde mental
Psychosocial Care Center
Function of the educator
Psychological Counseling Clinic
Mental health
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Júlia Grasiela Santos da. Da atividade realizada ao real da atividade : uma análise do trabalho de Pedagogas em CAPS. 2020. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7111
Data do documento: 25-jun-2019
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