00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FSSO - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FSSO Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7011
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barreto, Elvira Simões-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8938462538963163pt_BR
dc.contributor.referee1Mesquita, Andréa Pacheco de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4650800559351106pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Adriano Nascimento-
dc.creatorGuedes, Seltom Wesley Almeida-
dc.date.accessioned2020-06-13T01:29:00Z-
dc.date.available2020-06-12-
dc.date.available2020-06-13T01:29:00Z-
dc.date.issued2020-06-02-
dc.identifier.citationGUEDES, Seltom Wesley Almeida. Rap como discurso político de resistência. 2020. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Faculdade de Serviço Social, Curso de Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7011-
dc.description.abstractThe present study deals with rap as a political discourse of resistance and aims at promoting, through a historical and critical retrospective, in addition to the discussion on the expression of resistance of the peripheral Brazilian black population from the musical genre of Rap. In methodological lines, to obtain the objectives, is based on bibliographic research and analysis of lyrics content on web sites based on the theory of Social Representations of Barreto (2011) and Santos and Scopinho (2015). Other authors were instrumental in supporting the main elements of this study, such as Taperman (2015), Savazzoni (2015), Salles (2017), Righi (2011), Martin (2010), among others. To this end, the study was divided into two large sections; the first refers to the historical, political and social context of Rap; the second refers to the expressions of identity and resistance of the black people through music, in addition to demonstrating the political strength of the black population through Rap. It is concluded that more and more, people seek in Rap the necessary refuge to express the feeling of oppression and to disclose to the world what happens in the Brazilian slums, in addition to the general problem of social exclusion due to the lack of dignified living conditions, violence and the neglect of health in these places.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRappt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectIdentidade Negrapt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectResistancept_BR
dc.subjectBlack Identitypt_BR
dc.subjectViolencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.titleRap como discurso político de resistênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo trata do Rap como discurso político de resistência e tem o objetivo de promover , por meio de uma retrospectiva histórica e crítica, uma discussão sobre a expressão de resistência da população negra brasileira periférica, a partir do gênero musical do Rap. Em linhas metodológicas, para a consecução dos objetivos, realiza-se pesquisa bibliográfica e de análise de conteúdo de letras de músicas em web sites com base na teoria das Representações Sociais de Barretto (2011) e Santos e Scopinho (2015). Outros autores/as foram essenciais para fundamentar os elementos principais deste estudo, tais como Teperman (2015), Savazzoni (2015), Salles (2017), Righi (2011), Martin (2010), dentre outros. Para tanto, o estudo dividiu-se em duas grandes sessões: a primeira se refere ao contexto histórico, político e social do Rap; a segunda faz referência as expressões identitária e de resistência do povo negro por meio das músicas, além de demonstrar a força política da população negra através do Rap. Conclui-se que cada vez mais, pessoas procuram no Rap o refúgio necessário para expressar o sentimento de opressão e divulgar ao mundo o que acontece nas favelas brasileiras, além da problemática geral da exclusão social por falta de condições dignas de vida, a violência e o descaso da saúde nesses locais.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rap como discurso político de resistência.pdf1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.