00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6943
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Márcio Henrique Batista da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1793022542224560pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, José Carlos Almeida de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3190621555949366pt_BR
dc.contributor.referee2Freitas, Allan George de Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2190744931508384pt_BR
dc.creatorBarros, Edgar Pereira-
dc.creator.LattesLattes http://lattes.cnpq.br/9128848583376550pt_BR
dc.date.accessioned2020-05-06T14:53:00Z-
dc.date.available2020-05-05-
dc.date.available2020-05-06T14:53:00Z-
dc.date.issued2020-02-21-
dc.identifier.citationBARROS, Edgar Pereira. Princípio fundamental da contagem no ensino fundamental: uma abordagem partindo do concreto para o abstrato. 2020. 46 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6943-
dc.description.abstractTo approach the teaching of the Fundamental Principle of Counting (FPC) with elementary school students final years: a pedagogical practice starting from the use of concrete material to later work more complex and abstract problems. The objective is to show that using concrete can be a resource to motivate students and improve mathematics teaching, specifically of the Fundamental Principle of Counting. The hypothesis to be proved is that this practice makes classes more interesting, showing students the importance of mathematics in the classroom and in practical life. The purpose of this paper is to encourage the use of real things to teach the Fundamental Principle of Counting, thus motivating the students to understand and solve problems related to this theme, from the simplest to the most complex and abstract.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContagempt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamental anos finaispt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Resolução de problemaspt_BR
dc.subjectFundamental Principle of Countingpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectElementary school final yearspt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics - Problem solvingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titlePrincípio fundamental da contagem no Ensino fundamental: uma abordagem partindo do concreto para o abstrato.pt_BR
dc.title.alternativeFundamental Principle of Counting: an approach from the concrete to the abstractpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO trabalho proposto aborda o ensino do Princípio Fundamental da Contagem (PFC) com alunos do ensino fundamental anos finais: uma prática pedagógica partindo da utilização de material concreto para depois trabalhar problemas mais complexos e abstratos. Desta forma, o objetivo é mostrar que o uso do concreto pode ser um recurso para motivar os estudantes e aprimorar o ensino de matemática, especificamente do Princípio Fundamental da Contagem. Sendo assim, a hipótese a ser comprovada é de que essa prática torna as aulas mais interessantes, mostrando aos alunos a importância da matemática em sala de aula e na vida prática. Assim, o propósito deste trabalho é incentivar o uso de coisas reais para ensinar o Princípio Fundamental da Contagem, motivando os dissentes a compreender e resolver problemas relacionados a este tema, desde os mais simples aos mais complexos e abstratos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Princípio fundamental da contagem no Ensino fundamental: uma abordagem partindo do concreto para o abstrato.pdf1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.