00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6919
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Adriana Cavalcanti dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6659666517367641pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas , Marinaide Lima de Queiroz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0771452713521203pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Alexsandro da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2626338170888514pt_BR
dc.creatorSantos, Wilton Petrus dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2384536780898443pt_BR
dc.date.accessioned2020-04-17T01:14:44Z-
dc.date.available2020-04-17T01:14:44Z-
dc.date.issued2020-02-20-
dc.identifier.citationSANTOS, Wilton Petrus dos. A escrita, o outro e as construções de sentidos: intervenções dialógicas em reelaboração textual. 2020. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6919-
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the rewriting and discursive organization of the text based on the interventions between interested interlocutors (BAZARIM, 2006) from an exotopic look. In this context, it was questioned: what is the role of the other in the discursive development of the text? How does the author rewrite the text based on the other's intervention? This paper is an action research (THIOLLENTT, 2011) type of applied qualitative study (CHIZZOTTI, 2010; LUDKE; ANDRÉ, 1986; MOITA LOPES, 2006). To build up this research, we used different strategies and instruments for data collection, as follows: 1) observations and participations of classes; 2) recordings and transcriptions of the students and the full professor discourses, as well as the researcher teacher, during the writing and rewriting activities in the classroom; 3) annotations of class events, and 4) interventions in production practices and textual rewritings. For the data analysis, we relied on Mikhail Bakhtin's (2011) theory of heteroscientificity. And, based on this idea, we seek to collate with other voices that theorize and resonate the dialogical perspective of the Bakhtinian Circle in the construction of being in eventicity. This interaction of dialogical voices has resulted in theoretical enrichment to the following analysis categories: unfinished (BAKHTIN, 2011); interested interlocution as mediation (BAZARIM, 2006); and active responsive response (BAKHTIN, 2011). The results show us that the unfinished discursiveness in the texts of this research generates responsiveness in the listener (reader), who, understanding the enunciation, responds actively. The investigation also reveals that in the process of textual production the other takes a significant place in the rewriting of the meanings of the text through its replica, that allows the resumption of the author's ideas through the interweaving of other voices. The dissertation content, in concluding notes, indicates that the other, due to its excess vision, has a relevant and determining role in the organizational and uninterrupted chain of discourse in the text.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectReelaboração discursivapt_BR
dc.subjectInacabamentopt_BR
dc.subjectWriting;pt_BR
dc.subjectUnfinishedpt_BR
dc.subjectDiscursive rewritingpt_BR
dc.subjectInterventionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA escrita, o outro e as construções de sentidos: intervenções dialógicas em reelaboração textualpt_BR
dc.title.alternativeWriting, others and the constructions of senses: dialogical interventions in textual relaborationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA presente investigação objetivou analisar a reelaboração e organização discursiva do texto fundamentada nas intervenções entre interlocutores interessados (BAZARIM, 2006) a partir de um olhar exotópico. Neste contexto, problematizou-se: qual o papel do outro no desenvolvimento discursivo do texto? De que modo o autor reelabora o texto a partir da intervenção do outro? Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa e aplicada (CHIZZOTTI, 2010; LUDKE; ANDRÉ, 1986; MOITA LOPES, 2006), do tipo pesquisa-ação (THIOLLENTT, 2011). Para realização da referida investigação, utilizamos diferentes estratégias e instrumentos para o levantamento dos dados, a saber: 1) observações e participações nas aulas; 2) gravações e transcrições dos discursos dos alunos e da professora titular, como também, do professor pesquisador durante as atividades de escrita e reelaboração dos textos em sala de aula; 3) anotações dos eventos das aulas; e 4) intervenções em práticas de produção e reelaboração textual. Para a análise dos dados, apoiamo-nos na teoria da heterocientificidade de Mikhail Bakhtin (2011). E, fundamentados nessa ideia, procuramos o cotejo com outras vozes que teorizam e ressoam a perspectiva dialógica do Círculo Bakhtiniano na construção do ser em eventicidade. Essa interação de vozes dialógicas trouxe como resultado o enriquecimento teórico para abordagem das categorias de análise: inacabamento (BAKHTIN, 2011); interlocução interessada como mediação (BAZARIM, 2006); e resposta responsiva ativa (BAKHTIN, 2011). Os resultados mostram que o inacabamento da discursividade, nos textos dos partícipes da investigação, gera a responsividade no ouvinte (leitor), o qual, compreendendo o enunciado, responde ativamente. A investigação revela ainda que no processo de produção textual o outro assume um lugar significativo na reelaboração dos sentidos do texto através de sua réplica, que permite a retomada das ideias do autor a partir do entrelaçamento de vozes outras. A tessitura da dissertação, em notas conclusivas, aponta que, por sua visão excedente, o outro possui papel relevante e determinante na cadeia organizacional e ininterrupta do discurso no texto.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A escrita, o outro e as construções de sentidos_ intervenções dialógicas em reelaboração textual.pdf2.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.