00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6849
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silveira, Maria Inez Matoso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1877904100434370pt_BR
dc.contributor.referee1Franco, Nanci Helena Rebouças-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6668613131852037pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Susana Souto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6356306442921117pt_BR
dc.creatorLima, Sandra Araújo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1201376467996441pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-25T01:41:48Z-
dc.date.available2020-03-25T01:41:48Z-
dc.date.issued2012-08-13-
dc.identifier.citationLIMA, Sandra Araújo. A crônica e a prática escolar de leitura no ensino médio. 2020. 221 f.Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6849-
dc.description.abstractThis work deals with the chronicle, a hybrid textual genre whose main communicative purpose is to comment and provoke reflections about facts, people, situations and themes of daily life. The research has the objective of verifying to what extent the cited genre has contributed for meaningful reading practices in Portuguese Language lessons in High School specifically in two public state schools and in two private schools in the municipality of Arapiraca, in the interior of Alagoas, a state in the Northeast of Brazil. The research is characterized as interpretative, qualitative and ethnographic, although also takes into consideration some quantitative data which were qualitatively analyzed. In order to collect data, the author utilized questionnaires and interviews with students and eachers. The theoretical basis of the work is found in ideas and theories of authors such as Kleiman (2009), Solé (2008) and Marcuschi (2008), Silveira (2005) among others. In addition, the author presented studies on the chronicle as a textual genre, its evolution, types and discursive features. The results of the research carried out demonstrated that the chronicle is a genre appreciated by the informant students and teachers; however, it is necessary to increase reading practices with the chronicle in High School in the institutions where the research was carried out, especially in private schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitura no ensino médiopt_BR
dc.subjectPrática escolar da leiturapt_BR
dc.subjectCrônicapt_BR
dc.subjectSchool reading practices chronicle.pt_BR
dc.subjectReading in High Schoolspt_BR
dc.subjectTextual genrept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA crônica e a prática escolar de leitura no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeThe chronicle and the pratice on reading in high schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho volta-se à crônica, um gênero híbrido, cujo propósito comunicativo mais comum é fazer um comentário ou uma reflexão sobre fatos, pessoas, situações e temas da vida cotidiana. Tem como objetivo verificar em que medida o referido gênero tem contribuído para as práticas de leitura significativa em aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio em duas escolas públicas e em duas escolas particulares da cidade de Arapiraca. A pesquisa caracteriza-se como interpretativa,qualitativa e etnográfica, embora considere também alguns dados quantitativos que foram analisados qualitativamente. Para a coleta de dados, foram utilizados questionários e entrevistas. O trabalho fundamenta-se em autores cujos estudos se relacionam às teorias e práticas da leitura, tais como Kleiman (2009), Sole (2008) Marcuschi (2008), Silveira (2005), dentre outros, além de estudos sobre o gênero textual crônica, sua evolução, seus tipos e características discursivas.Os resultados da pesquisa empreendida demonstraram que a crônica é um gênero apreciado pelos alunos e professores informantes, entretanto relativamente pouco lido nas salas de aula do Ensino Médio onde esta pesquisa foi realizada, principalmente nas escolas particulares.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A crônica e a prática escolar da leitura no ensino médio.pdf2.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.