Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6849
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Silveira, Maria Inez Matoso | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1877904100434370 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Franco, Nanci Helena Rebouças | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6668613131852037 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Susana Souto | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6356306442921117 | pt_BR |
dc.creator | Lima, Sandra Araújo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1201376467996441 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-25T01:41:48Z | - |
dc.date.available | 2020-03-25T01:41:48Z | - |
dc.date.issued | 2012-08-13 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Sandra Araújo. A crônica e a prática escolar de leitura no ensino médio. 2020. 221 f.Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6849 | - |
dc.description.abstract | This work deals with the chronicle, a hybrid textual genre whose main communicative purpose is to comment and provoke reflections about facts, people, situations and themes of daily life. The research has the objective of verifying to what extent the cited genre has contributed for meaningful reading practices in Portuguese Language lessons in High School specifically in two public state schools and in two private schools in the municipality of Arapiraca, in the interior of Alagoas, a state in the Northeast of Brazil. The research is characterized as interpretative, qualitative and ethnographic, although also takes into consideration some quantitative data which were qualitatively analyzed. In order to collect data, the author utilized questionnaires and interviews with students and eachers. The theoretical basis of the work is found in ideas and theories of authors such as Kleiman (2009), Solé (2008) and Marcuschi (2008), Silveira (2005) among others. In addition, the author presented studies on the chronicle as a textual genre, its evolution, types and discursive features. The results of the research carried out demonstrated that the chronicle is a genre appreciated by the informant students and teachers; however, it is necessary to increase reading practices with the chronicle in High School in the institutions where the research was carried out, especially in private schools. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura no ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Prática escolar da leitura | pt_BR |
dc.subject | Crônica | pt_BR |
dc.subject | School reading practices chronicle. | pt_BR |
dc.subject | Reading in High Schools | pt_BR |
dc.subject | Textual genre | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A crônica e a prática escolar de leitura no ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | The chronicle and the pratice on reading in high school | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho volta-se à crônica, um gênero híbrido, cujo propósito comunicativo mais comum é fazer um comentário ou uma reflexão sobre fatos, pessoas, situações e temas da vida cotidiana. Tem como objetivo verificar em que medida o referido gênero tem contribuído para as práticas de leitura significativa em aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio em duas escolas públicas e em duas escolas particulares da cidade de Arapiraca. A pesquisa caracteriza-se como interpretativa,qualitativa e etnográfica, embora considere também alguns dados quantitativos que foram analisados qualitativamente. Para a coleta de dados, foram utilizados questionários e entrevistas. O trabalho fundamenta-se em autores cujos estudos se relacionam às teorias e práticas da leitura, tais como Kleiman (2009), Sole (2008) Marcuschi (2008), Silveira (2005), dentre outros, além de estudos sobre o gênero textual crônica, sua evolução, seus tipos e características discursivas.Os resultados da pesquisa empreendida demonstraram que a crônica é um gênero apreciado pelos alunos e professores informantes, entretanto relativamente pouco lido nas salas de aula do Ensino Médio onde esta pesquisa foi realizada, principalmente nas escolas particulares. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A crônica e a prática escolar da leitura no ensino médio.pdf | 2.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.