Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6797
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santana, Pedro Abelardo de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5223048442666006 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Medeiros, Gercinaldo de Moura | - |
dc.contributor.referee2 | Bijagó, Vagner Gomes | - |
dc.creator | Silva, Derllânio Telencio da | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-11T12:24:24Z | - |
dc.date.available | 2020-03-11 | - |
dc.date.available | 2020-03-11T12:24:24Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Derllânio Telencio da. Trabalho educacional da freira franciscana irmã “Redenta” no sertão alagoano, São José da Tapera (1977-2018). 2020. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6797 | - |
dc.description.abstract | The present final paper investigate the operation has realized by nun Franciscan Redenta on Alagoas' Outback, in São José da Tapera, with a delimited temporal cutting between 1977 to 2018, elucidating the social and mainly educational works of the Dutch Franciscan congregation in the county by her. They were analyzed as teaching practices of the philanthropic elementary education institution by her, Colégio João Paulo II, beyond understand all of them that contributed with your work and establish affective relationship and diferrences between Redenta and the residents have received her solidarity. That way, a historiographic approach of the Franciscan implications in Brazil was carried out, mainly referring to the Franciscan experiences in the Alagoas Outback. Thus, the representations that this work manifests serve as a basis for concerns for the historiographical scope. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História social | pt_BR |
dc.subject | Missão franciscana | pt_BR |
dc.subject | Irmã Redenta no sertão | pt_BR |
dc.subject | São José da Tapera - Alagoas | pt_BR |
dc.subject | Filantropia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL | pt_BR |
dc.title | Trabalho educacional da freira franciscana irmã “Redenta” no sertão alagoano, São José da Tapera (1977-2018) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso investiga a atuação da irmã franciscana Redenta no sertão de Alagoas, em São José da Tapera, com o recorte temporal delimitado entre 1977 a 2018, elucidando os trabalhos sociais e educacionais da Congregação franciscana holandesa no município alagoano aplicados pela religiosa. Foram analisadas as práticas de ensino da instituição escolar filantrópica fundada por ela, Colégio João Paulo II, além de compreender os sujeitos que contribuíram com o seu trabalho e estabelecer as relações afetivas e as divergências entre Redenta e os sujeitos sertanejos assistidos pelos seus trabalhos. Foi realizada uma abordagem historiográfica das implicações franciscanas no Brasil, referente as experiências franciscanas no sertão alagoano. As representações que este trabalho manifesta servem como base de inquietações para o âmbito historiográfico. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Trabalho educacional da freira franciscana irmã “Redenta” no sertão alagoano, São José da Tapera (1977-2018).pdf | 3.11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.