00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bertoldo, Maria Edna de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6676421842402194pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Frederico Jorge Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7944751664196175pt_BR
dc.contributor.referee2Franco, Nanci Helena Rebouças-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6668613131852037pt_BR
dc.creatorSilva, José Bezerra da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2800604694374698pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-27T18:13:13Z-
dc.date.available2020-02-27-
dc.date.available2020-02-27T18:13:13Z-
dc.date.issued2012-03-30-
dc.identifier.citationSILVA, José Bezerra da. A educação formal afro-quilombola em Alagoas: limites e possibilidades de emancipação humana. 2020. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6712-
dc.description.abstractThis study results from research conducted with teachers / the ten maroon communities in Alagoas: Fillus, Muquém, Quilombo, Pau D'Arco, Carrasco, Mamluks, Wells Lunga, Tobacconist, and Caja Guaximim of Blacks in the light of Marxian thought according to the conception that the agent is at labor social matrix, in order to identify the elementary school educational activities focused on marxian category of human emancipation. For this, we used various thinkers, among them Tonet, Bertold, Moura and Costa. The text aims to demonstrate that education is embedded in a maroon much larger project of education for all World Bank, which in turn tends to match the education of peripheral countries to the current order of neoliberalism, spanning the idea that the capitalist system is the only possible model of sociability, in which we must seek primarily to enhance democracy, citizenship and freedom over equality, in other words, the political emancipation, which does not deny its immense importance to mankind and the african-Brazilians in particular. However, we have made clear their limits to become fully free man. Therefore, we turn to human emancipation in the Marxian perspective, level of sociability not only possible but practicable, that education is one of the most effective instruments of contribution.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação afro-quilombolapt_BR
dc.subjectComunidade quilombola - Alagoaspt_BR
dc.subjectEmancipação humanapt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectBanco Mundialpt_BR
dc.subjectEducation maroonpt_BR
dc.subjectMaroon community - Alagoaspt_BR
dc.subjectHuman emancipationpt_BR
dc.subjectNeoliberalismpt_BR
dc.subjectThe World Bankpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA educação formal afro-quilombola em Alagoas: limites e possibilidades de emancipação humanapt_BR
dc.title.alternativeFormal education african-maroon in Alagoas: limits and possibilities of human emancipationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste estudo resulta de pesquisa realizada com professores/as de dez comunidades quilombolas alagoanas: Filús, Muquém, Quilombo, Pau D’Arco, Carrasco, Mamelucos, Poços do Lunga, Tabacaria, Guaximim e Cajá dos Negros, à luz do pensamento marxiano, segundo a concepção que tem no trabalho o agente matrizador do social, com vistas a identificar atividades educativas do ensino fundamental focadas na categoria marxiana da emancipação humana. Para tanto, foram utilizados diversos pensadores, dentre eles Tonet, Bertoldo, Moura e Costa. A investigação visa demonstrar que a educação quilombola está embutida num projeto bem mais amplo de educação para todos do Banco Mundial, que, por sua vez, tende a compatibilizar a educação dos países periféricos ao sentido do neoliberalismo atual, sob a ideia de que o sistema capitalista é o único modelo de sociabilidade possível e que através do Estado se buscará aprimorar principalmente a democracia, a cidadania e a liberdade em detrimento da igualdade. Noutras palavras, trata-se da emancipação política, pois sem dúvida não se pode negar sua importância para a humanidade e para os afro-brasileiros em particular. Contudo, é necessário deixar claros os seus limites quanto a tornar o homem plenamente livre. Por isso, é fundamental estabelecer a relação dialética com a emancipação humana na perspectiva marxiana, patamar de sociabilidade não somente possível como viável, e que encontra na educação um dos mais eficazes instrumentos de contribuição.pt_BR
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