00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6682
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Monique Gabriella Angelo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6683701278112547pt_BR
dc.contributor.referee1Paula, Francine Santos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4433476345682386pt_BR
dc.contributor.referee2Bastos Filho, Jenner Barretto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5357464861909269pt_BR
dc.creatorSilva, Edilson José da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8736700453560253pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-19T17:15:26Z-
dc.date.available2020-02-19-
dc.date.available2020-02-19T17:15:26Z-
dc.date.issued2019-10-31-
dc.identifier.citationSILVA, Edilson José da. Ensino de eletroquímica em rotação por estações: processo de ensino mediado por ferramentas tecnológicas. 2020.100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6682-
dc.description.abstractThis work is the result of an investigation on the use of the methodological proposal of rotation by stations in the teaching of electrochemistry, with 22 students in the second year of high school, in the city of Cajueiro. Understanding that this proposed methodological intervention could contribute to the process of teaching and learning Chemistry, we defined the general objective of analyzing the results of the experience intervention of a didactic sequence proposed based on the methodology of rotation by stations; where students are organized into groups, each of which performs a task according to the objectives of the teacher for the class in question; mediated by the use of hybrid technologies, for the promotion of active learning of concepts associated with the teaching of electrochemistry. To carry out the investigation, we adopted qualitative approach assumptions, which were classified among the action research strategy, whose data were collected through questionnaires, observation of the classroom, analysis of the subjects' speeches during classes, activities performed in the learning stations and production of conceptual maps. We concluded that the methodological proposal of rotation by stations contributed to the process of building the learning of electrochemistry concepts; due to the results shown in this work; as a complement to the teaching work in the conceptual approach, aiming at a modification of the teaching process of chemistry in the promotion of a more active and collaborative learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEletroquímica - Ensino médiopt_BR
dc.subjectEstratégia didáticapt_BR
dc.subjectMótodos de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.subjectElectrochemistry - High schoolpt_BR
dc.subjectDidactic strategypt_BR
dc.subjectTeaching methodspt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectHybrid teachingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEnsino de eletroquímica em rotação por estações: processo de ensino mediado por ferramentas tecnológicaspt_BR
dc.title.alternativeStation-rotating electrochemistry teaching: technological tools mediated teaching processpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é o resultado de uma investigação sobre a utilização da proposta metodológica de rotação por estações no ensino de eletroquímica, com 22 alunos do segundo ano do Ensino Médio, na cidade de Cajueiro. Compreendendo que essa proposta de intervenção metodológica poderia contribuir no processo de ensino e aprendizagem de Química, definimos por objetivo geral analisar os resultados da vivência/intervenção de uma sequência didática proposta com base na metodologia de rotação por estações; onde os alunos são organizados em grupos, cada um dos quais realiza uma tarefa, de acordo com os objetivos do professor para aula em questão; mediada pelo uso das tecnologias híbridas, para a promoção de uma aprendizagem ativa dos conceitos associados ao ensino de eletroquímica. Para a realização da investigação, adotamos pressupostos da abordagem qualitativa, que se classificaram dentre da estratégia de pesquisa-ação, cujos dados foram coletados por meio de questionários, observação da sala de aula, análise das falas dos sujeitos durante as aulas, atividades realizadas nas estações de aprendizagem e produção de mapas conceituais. Concluímos que a proposta metodológica de rotação por estações contribuiu para o processo de construção da aprendizagem dos conceitos de eletroquímica; em razão dos resultados demostrados nesse trabalho; como uma complementação do trabalho docente na abordagem conceitual, visando uma modificação do processo de ensino de Química na promoção de uma aprendizagem mais ativa e colaborativa.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de eletroquímica em rotação por estações: processo de ensino mediado por ferramentas tecnológicas.pdf2.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.