00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6662
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Gian Carlo de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6816194135811718pt_BR
dc.contributor.referee1Menezes, Jeannie da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0863557395682263pt_BR
dc.contributor.referee2Albuquerque, Samuel Barros de Medeiros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1891722115880803pt_BR
dc.creatorOliveira, Andreza Mayara Lins de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7394122523713276pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-13T16:38:37Z-
dc.date.available2020-01-28-
dc.date.available2020-02-13T16:38:37Z-
dc.date.issued2019-05-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Andreza Mayara Lins de. Ler e escrever na Província de Alagoas: uma análise social sobre a instrução pública alagoana – 1835 a 1875. 2020. 125 f. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes. Programa de Pós Graduação em História, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6662-
dc.description.abstractThroughout the second half of the twentieth century, education-related research has been gaining more space in the Academy. It is within this proposal that this work is inserted. Most researchers analyze imperial society through economics, society, family, and slavery. However, they forget or fail to mention how education was one of the most discussed issues during the imperial period - from Independence in the year 1822. Brazilian educational context gained notoriety from studies made by Élia Barbosa Andrade, José Gonçalves Gondra, Alessandra Schueler, Cynthia Greive Veiga, Mary del Priore, etc. With the granting of the Constitution of 1824, the teaching of first letters becomes mandatory in the most populous towns and villages in the provinces. The present proposal aims to map aspects related to the Brazilian educational process, focusing mainly on students from Alagoas, questions about gender and ethnicity will also be discussed, because in some school maps, it is possible to identify the "qualities" - ethnicity of the students. For that, we analyzed school maps, letters issued to the police station, teachers' offices and reports of provincial presidents. The methodology used will be to transform the data collected in the Public Archive of Alagoas into plain text.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEAL - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoaspt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlagoas – História – séc. XIXpt_BR
dc.subjectEducação – Alagoas – 1835-1875pt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectAlagoas - History - 19th century XIXpt_BR
dc.subjectEducation - Alagoas - 1835-1875pt_BR
dc.subjectPublic schoolspt_BR
dc.subjectSocietypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleLer e escrever na Província de Alagoas: uma análise social sobre a instrução pública alagoana – 1835 a 1875pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoNo decorrer da segunda metade do século XX, pesquisas relacionadas à educação vêm ganhando mais espaço na Academia. É dentro dessa proposta que esse trabalho está inserido. A maioria dos pesquisadores analisam a sociedade imperial através da economia, sociedade, família e escravidão, porém, esquecem ou não citam como a educação foi uma das questões mais discutidas durante o período imperial – a partir da Independência no ano de 1822. Publicações sobre o contexto educacional brasileiro ganhou notoriedade a partir de estudos realizando nos anos de 1970. Com a outorga da Constituição de 1824, o ensino de primeiras letras passa a ser obrigatório nas principais vilas e povoados mais populosos das províncias. A presente proposta tem como objetivo mapear aspectos relacionados ao processo educacional brasileiro, focando principalmente no alunado alagoano, questões sobre gênero e etnia também serão debatidos, pois, em alguns mapas escolares, é possível identificar as “qualidades” – etnia dos alunos. Para isso, foram analisados mapas escolares, ofícios emitidos para a delegacia de ensino, ofícios dos professores e relatórios dos presidentes de província.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.