00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAMED
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Tipo: Dissertação
Título: Modelo de formação em fisioterapia na perspectiva discente
Título(s) alternativo(s): Physical therapy trainning model in the student perpective
Autor(es): Anjos, Clarissa Cotrim dos
Primeiro Orientador: Medeiros, Mércia Lamenha
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Neves Júnior, Waldemar Antônio das
metadata.dc.contributor.referee1: Austrilino, Lenilda
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Laís Záu Serpa de
Resumo: Este (TACC) Trabalho Acadêmico de Conclusão do Mestrado Profissional Ensino na Saúde (FAMED) é composto pelas seguintes seções: apresentação; dissertação, pesquisa e os produtos educacionais a ela relacionados, considerações gerais, apêndices e anexos. Na apresentação são explicitadas as motivações pessoais que levaram à pesquisa e o contexto histórico sobre o tema estudado. A dissertação é oriunda da pesquisa “Modelo de Formação em Fisioterapia na Perspectiva Discente”. O objetivo foi de verificar o modelo de formação adotado no curso de Fisioterapia na perspectiva discente. A metodologia foi quanti-qualitativa, por meio da estratégia estudo de caso, utilizou-se a aplicação de um questionário, foi aplicado a 140 discentes do Curso de Fisioterapia de uma universidade pública de Alagoas. Observou-se com os resultados encontrados que os discentes compreendem o modelo de funcionalidade na sua prática profissional, porém se identificou lacunas e fragilidades, no tocante ao fornecimento da alta, nos aspectos conceituais de funcionalidade e incapacidade e que ainda a doença norteia a prática profissional. Diante das lacunas encontradas, foram pensadas e executadas ações que pudessem colaborar com o curso de Fisioterapia da instituição estudada. Como resultado dessas ações emergiram os produtos educacionais: oficinas com os atores da pesquisa, sobre o modelo de funcionalidade na prática clínica e elaboração relatório técnico para a coordenação da Instituição. Concluímos que objetivos propostos foram alcançados, havendo aprendizados para a pesquisadora e para seus interlocutores nessa trajetória acadêmica. Na medida em que produziu melhorias, como uma maior sensibilização dos atores envolvidos (discentes, docentes e preceptores) contribuindo para a formação dentro do modelo de funcionalidade.
Abstract: This (AWMPC) Academic Work of Master Professional Completion in Health Education (FAMED) consists of the following sections: presentation; dissertation, research and related educational products, general considerations, appendices and attachments. The presentation explains the personal motivations that led to the research and the historical context on the studied subject. The dissertation comes from the research “Training Model in Physical Therapy in the Student Perspective”. The objective was to verify the training model adopted in the Physiotherapy Course from the student perspective. The methodology was quantitative and qualitative, using the case study strategy, a questionnaire was applied and it was applied to 140 students of the Physical Therapy Course of a Public University of Alagoas. It was observed with the results found that the students understand the functionality model in their professional practice, but gaps and weaknesses were identified, regarding the supply of discharge, in the conceptual aspects of functionality and disability and that the disease still guides the professional practice. Given the gaps found, actions were thought and executed that could collaborate with the Physiotherapy Course of the studied institution. As a result of these actions emerged the educational products: workshops with research actors, on the model of functionality in clinical practice and preparation of technical report for the coordination of the institution. We conclude that the proposed objectives were achieved, having learned for the researcher and her interlocutors in this academic trajectory. As it produced improvements, as a greater awareness of the actors involved (students, teachers and preceptors) contributing to the training within the functionality model.
Palavras-chave: Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde
Educação superior – Alagoas
Fisioterapia - Estudo e ensino
Capacitação profissional
Prática profissional
International Classification of Functionality, Disability and Health
Higher Education - Alagoas
Physiotherapy - Study and teaching
Professional Training
Professional practice
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino na Saúde
Citação: VASCONCELOS, Clarissa Cotrim dos Anjos. Modelo de formação em fisioterapia na perspectiva discente. 2020. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) – Faculdade de Medicina, Programa de Pós Graduação em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6649
Data do documento: 11-mar-2019
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