00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6645
Tipo: Dissertação
Título: O ensino das Sequências recursivas no Ensino fundamental de acordo com o currículo de Pernambuco
Título(s) alternativo(s): Teaching of refusive sequences in fundamental education according to Pernambuco's curriculum
Autor(es): Almeida, Uildo Bezerra de
Primeiro Orientador: Silva Neto, Gregório Manoel da
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Viviane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Marcelo Câmara dos
Resumo: Enfoca-se nesse trabalho o ensino das sequências recursivas proposta no currículo de Pernambuco para o ensino fundamental, tendo como objetivo colaborar com os professores no desenvolvimento das habilidades relacionadas ao tema. Assim, para melhor compreensão, iniciamos com um breve histórico de como ocorreu a elaboração do currículo de Pernambuco para o ensino fundamental e sua consonância com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Tratamos também do ensino das sequências recursivas, enfatizando a importância da organização de números, objetos ou figuras, observando os padrões envolvidos. Devido à relevância do tema para o desenvolvimento do pensamento dedutivo e elaboração de hipóteses, finalizamos apresentando atividades, nas quais professores e alunos devem juntos construir os conceitos e desenvolver as habilidades propostas, possibilitando-os estabelecer expressões algébricas que representem uma sequência recursiva.
Abstract: This paper focuses on the teaching of recursive sequences proposed in the Pernambuco curriculum for elementary school, aiming to collaborate with teachers in the development of skills related to the theme. Thus, for better understanding, we begin with a brief history of how the Pernambuco curriculum for elementary school was drafted and in line with the BNCC - Common National Curriculum Base. We also deal with the teaching of recursive sequences, emphasizing the importance of organizing numbers, objects or figures, observing the patterns involved. Due to the relevance of the theme to the development of deductive thinking and hypothesis elaboration, we conclude by presenting activities in which teachers and students must together construct the concepts and develop the proposed skills, enabling them to establish algebraic expressions that represent a recursive sequence.
Palavras-chave: Matemática – Estudo e ensino
Sequências (Matemática)
Sequências recursivas
Currículos – Planejamento - Pernambuco
Ensino fundamental
Mathematics - Study and teaching
Sequences (Mathematics)
Recursive Sequences
Curriculum - Planning
Elementary School - Pernambuco
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: ALMEIDA, Uildo Bezerra de. O ensino das sequências recursivas no ensino fundamental de acordo com o currículo de Pernambuco. 2020. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6645
Data do documento: 29-nov-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino das sequências recursivas no ensino fundamental de acordo com o currículo de Pernambuco.pdf930.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.