Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6645
Tipo: | Dissertação |
Título: | O ensino das Sequências recursivas no Ensino fundamental de acordo com o currículo de Pernambuco |
Título(s) alternativo(s): | Teaching of refusive sequences in fundamental education according to Pernambuco's curriculum |
Autor(es): | Almeida, Uildo Bezerra de |
Primeiro Orientador: | Silva Neto, Gregório Manoel da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Viviane de Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Marcelo Câmara dos |
Resumo: | Enfoca-se nesse trabalho o ensino das sequências recursivas proposta no currículo de Pernambuco para o ensino fundamental, tendo como objetivo colaborar com os professores no desenvolvimento das habilidades relacionadas ao tema. Assim, para melhor compreensão, iniciamos com um breve histórico de como ocorreu a elaboração do currículo de Pernambuco para o ensino fundamental e sua consonância com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Tratamos também do ensino das sequências recursivas, enfatizando a importância da organização de números, objetos ou figuras, observando os padrões envolvidos. Devido à relevância do tema para o desenvolvimento do pensamento dedutivo e elaboração de hipóteses, finalizamos apresentando atividades, nas quais professores e alunos devem juntos construir os conceitos e desenvolver as habilidades propostas, possibilitando-os estabelecer expressões algébricas que representem uma sequência recursiva. |
Abstract: | This paper focuses on the teaching of recursive sequences proposed in the Pernambuco curriculum for elementary school, aiming to collaborate with teachers in the development of skills related to the theme. Thus, for better understanding, we begin with a brief history of how the Pernambuco curriculum for elementary school was drafted and in line with the BNCC - Common National Curriculum Base. We also deal with the teaching of recursive sequences, emphasizing the importance of organizing numbers, objects or figures, observing the patterns involved. Due to the relevance of the theme to the development of deductive thinking and hypothesis elaboration, we conclude by presenting activities in which teachers and students must together construct the concepts and develop the proposed skills, enabling them to establish algebraic expressions that represent a recursive sequence. |
Palavras-chave: | Matemática – Estudo e ensino Sequências (Matemática) Sequências recursivas Currículos – Planejamento - Pernambuco Ensino fundamental Mathematics - Study and teaching Sequences (Mathematics) Recursive Sequences Curriculum - Planning Elementary School - Pernambuco |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT |
Citação: | ALMEIDA, Uildo Bezerra de. O ensino das sequências recursivas no ensino fundamental de acordo com o currículo de Pernambuco. 2020. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6645 |
Data do documento: | 29-nov-2019 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O ensino das sequências recursivas no ensino fundamental de acordo com o currículo de Pernambuco.pdf | 930.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.