00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6610
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Felipeto, Sonia Cristina Simões-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7535091198670076pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Adna de Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061859895008214pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Andréa da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5247883444384172pt_BR
dc.creatorMendonça, Jimmy Carter Araújo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3774291562791867pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-10T17:40:08Z-
dc.date.available2019-12-18-
dc.date.available2020-02-10T17:40:08Z-
dc.date.issued2015-03-13-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Jimmy Carter Araújo de. A tipologia das rasuras em práticas de escrita colaborativa de contos narrados. 2019. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6610-
dc.description.abstractThe objective of this work is to identify, analyze and classify erasures in types that appear in texts produced by students of the 2nd year of a private school in União dos Palmares - AL, rewriting collaboratively (in pairs) tales that have been read, interpreted and discussed in class. Entire corpus was collected between August and November 2013, during which the teacher was instructed to follow a research protocol. The process of rewriting and reading each of the four stories narrated occurred in two days. And each new story narrated by the teacher, one of the members of each fixed pair is placed either as 'ditante' (telling the story to the collaborative writing partner), or as scribe (transcribing the recalled narrative). It took therefore eight days of field research, to be implemented at the data collection stage produced by twenty students participating in this research. The analysis stopped at the statistical information (quantitative analysis) that translate the interference of the dyads, and his exact brands, types of erasure. The results suggest that activities retextualization promote conditions for elementary school students to take ownership of spelling rules, in order to assist them to become competent writers of texts. The questions raised here are cleared in the theoretical protections of Genetic Criticism, Teaching Language Writing and Linguistics of Enunciation, of understanding about the sources of writing movements.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectManuscrito escolar - Elaboraçãopt_BR
dc.subjectEscrita colaborativapt_BR
dc.subjectTipos de rasuraspt_BR
dc.subjectProdução textual – Alunospt_BR
dc.subjectSchool manuscript - Elaborationpt_BR
dc.subjectCollaborative writingpt_BR
dc.subjectTypes of Erasurept_BR
dc.subjectTextual production - Studentspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA tipologia das rasuras em práticas de escrita colaborativa de contos narradospt_BR
dc.title.alternativeA type of erasures into pratice writing collaborative tales narratedpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é identificar, analisar e classificar as rasuras em tipos, que aparecem em textos produzidos por alunos do 2º ano de uma escola privada da cidade de União dos Palmares - AL, que reescrevem colaborativamente (em díades) contos que foram lidos, interpretados e discutidos em sala de aula. Todo o corpus foi coletado entre os meses de agosto e novembro de 2013, período em que a professora foi orientada a seguir um protocolo da pesquisa. O processo de reescrita e leitura de cada uma das quatro histórias narradas se deu em dois dias seguidos. E a cada nova história narrada pela professora, um dos membros de cada dupla fixa se colocou ora como ‘ditante’ (narrando a história ao parceiro de escrita colaborativa), ora como escrevente (transcrevendo a narrativa relembrada). Foram necessários, portanto, oito dias de pesquisa de campo, até ser concretizada a etapa de coleta dos dados produzidos pelos vinte alunos participantes desta pesquisa. A análise deteve-se nas informações estatísticas (análise quantitativa) que traduzem as interferências das díades, e suas marcas textuais, em tipos de rasura. Os resultados sugerem que atividades de retextualização promovem condições para que os alunos do Ensino Fundamental se apropriem de normas ortográficas, visando auxiliá-los a tornarem-se competentes escritores de textos. As questões colocadas aqui são clareadas nos amparos teóricos da Crítica Genética, Didática da Língua Escrita e Linguística da Enunciação, fontes de entendimento sobre os movimentos da escritura.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A tipologia das rasuras em práticas de escrita colaborativa de contos narrados.pdf3.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.