00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6601
Tipo: Dissertação
Título: Compreensão de textos escritos: um estudo de caso em turmas de 5º ano
Autor(es): Costa, Jane Pereira
Primeiro Orientador: Silveira, Maria Inez Matoso
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Acacia Aparecida Angeli dos
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Fabiana de
metadata.dc.contributor.referee3: Ribeiro, Nadja Naira Aguiar
Resumo: Esta dissertação apresenta uma pesquisa cujo objetivo foi investigar em que medida os alunos do 5º ano compreendem textos escritos adequados à sua faixa etária. A pesquisa ocorreu em uma escola da rede municipal de ensino em Maceió, envolvendo três turmas do 5º ano, totalizando 90 alunos envolvidos. A metodologia adotada foi de cunho experimental e se caracteriza como um estudo de caso único, com abordagem quantitativa e também qualitativa dos instrumentos utilizados na coleta de dados. Os instrumentos selecionados foram quatro testes cloze, dois testes de compreensão de texto de múltipla escolha, entrevistas com 20 alunos e questionário para as 3 professoras regentes das turmas de 5º ano. A pesquisa teve início no mês de abril de 2010 e foi concluída no mês de novembro do mesmo ano. A fundamentação teórica se baseia na abordagem sociocognitiva e interacional da leitura, cujos presssupostos são defendidos por vários autores, dentre os quais se destacam os seguintes pesquisadores da área da linguística e da leitura: Kato (1995), Kleiman (2002; 2003; 2004), Leffa (1996), Lencastre (2003), Trevisan (1992), Marcuschi (2002), Silveira (2005), dentre outros. Quanto ao teste cloze, a autora se fundamentou em Santos; Boruchovitch & Oliveira (2009) e no que respeita aos testes de múltipla escolha, a autora se baseou nos descritores da Prova Brasil (2009). Os resultados da pesquisa apontaram uma oscilação na compreensão de textos escritos nos alunos do 5º ano envolvidos, ressaltando que os resultados colhidos nos testes de compreensão de múltipla escolha evidenciaram níveis de compreensão melhores que os colhidos nos testes cloze, o que esclarece que nem sempre há uma relação direta entre essas modalidades de testes de compreensão, uma vez que depende de algumas variáveis como os procedimentos, as tipologias e gêneros adotados nos textos utilizados para os testes. Os resultados da pesquisa apontam para uma necessidade de adoção de um modelo de leitura interativo, uma prática mais efetiva de leitura na sala de aula, considerando a existência de alunos com sérias dificuldades de leitura nas turmas de 5º ano pesquisadas, indicando ainda que um trabalho de leitura apenas direcionado para o processamento descendente exclui e fragiliza aqueles alunos que ainda não dominam a leitura ascendente com proficiência.
Abstract: This work presents a research whose objective was to investigate to what extent students from the 5th grade of elementary school comprehend texts adequate to their age range. The research was carried out during the years of 2009 and 2010, in a municipal public school in Maceió, State of Alagoas, Brazil, and involved 3 groups of students of the 5th grade, totalizing 90 students. The methodology adopted was experimental and can be characterized as a case study, with a quantitative approach and also with a qualitative analysis of the data. The instruments used to collect data were four cloze tests, two multiple choice tests, interviews with twenty students and a questionnaire for the three teacher-collaborators. The theoretical foundation was based on a sociocognitive and interactional approach of reading, whose assumptions are defended by several authors, among them can be cited the following researchers: Kato (1995), Kleiman (2002, 2003, 2004); Leffa (1996), Lencastre (2003), Trevisan (1992), Marcuschi (2002) and Silveira (2005). In relation to the cloze test, the author searched for Santos et al.(2009); and in respect to the multiple choice test, she used the rationale of Prova Brasil, a national reading exam. The results of the research pointed to an oscillation of the comprehension of written texts among the students. In fact, the results of the multiple choice tests were better than the ones resulting from the cloze tests. In this sense, the influence of intervenient variables, such as the proceedings used, textual typology and textual genre must be considered. The results also indicated that there is a need for the adoption of a more effective reading practice in the classroom, considering the existence of students who have serious difficulties in reading and a few others who are not literate. Finally, the results of the research pondered that a reading program mostly based on the top down process does not empower those students who do not master the bottom up process with proficiency.
Palavras-chave: Leitura – Estudo e ensino
Textos – Produção e compreensão
Textos escritos
Compreensão na leitura – Teste
Reading - Study and teaching
Texts - Production and comprehension
Written texts
Reading comprehension - Tests
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: COSTA, Jane Pereira. Compreensão de textos escritos: um estudo de caso em turmas de 5º ano. 2019. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6601
Data do documento: 27-mai-2011
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Compreensão de textos escritos: um estudo de caso em turmas de 5º ano.pdf2.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.