Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6599
Tipo: | Dissertação |
Título: | Sucesso escolar: uma abordagem multirreferencial |
Título(s) alternativo(s): | Êxito en la escuela: un enfoque multireferencial |
Autor(es): | Costa, Loane Márzia Lopes |
Primeiro Orientador: | Borba, Sergio da Costa |
metadata.dc.contributor.referee1: | Macedo, Roberto Sidnei |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pizzi, Laura Cristina Vieira |
Resumo: | A presente pesquisa trata de um caso isolado de sucesso escolar, que se passa no sertão alagoano, cuja trajetória foi analisada com base em uma abordagem multirreferencial. Há uma discussão sobre o fracasso e o sucesso escolar. A pesquisa exigiu uma bricolagem metodológica, pois envolveu elementos da pesquisa participante, de estudo de caso e história de vida. A investigação ocorreu em Santana do Ipanema, cidade do sertão alagoano. A coleta de dados foi feita através de entrevistas abertas e posteriormente interpretei-as utilizando recursos da educação, antropologia e sociologia. Foram observadas a formação e exteriorização do imaginário radical e social desse sujeito com base em suas projeções e identificações reveladas através das entrevistas bem como da multirreferencialidade do contexto. Em especial, colocou-se em foco o conceito de multirreferencialidade e a importância dos mecanismos de negatricidade em educação. Foram evidenciados os fatores envolvidos na trajetória de sucesso escolar, tais como, a moral e ética recebida dos pais, o grande senso de responsabilidade, capacidade de exercer contra-estratégias e autonomização dos estudos. O objetivo principal do trabalho é revelar, ou deixar transparecer os múltiplos fatores que interferem na formação e expressão do imaginário do sujeito que o levaram ao sucesso escolar numa região onde os índices apontam para altas taxas de analfabetismo, desemprego e baixo IDH apresentados pela cidade de Santana do Ipanema – Al. |
Abstract: | Esta investigación es un caso aislado de éxito en la escuela, lo que sucede en La travesía de Alagoas, cuya trayectoria se analizó sobre la base de un enfoque multireferencial. Hay una discusión sobre el fracaso y el éxito. La investigación requiere un bricolage metodológico, porque se trataba de elementos de la investigación participativa, estudio de casos y la historia de la vida. La investigación se llevó a cabo en Santana do Ipanema, Alagoas ciudad del interior. La recolección de datos se realiza a través de entrevistas abiertas y luego jugó usando los recursos de La educación, la antropología y la sociología. Se observó la formación y manifestación de la radical imaginario social y el tema sobre la base de sus proyecciones e identificaciones revelaron a través de entrevistas y el contexto de las múltiples referencias. En particular, puso de relieve el concepto de múltiples referencias y La importancia de negatricidade mecanismos en la educación. Ha puesto de relieve los factores que intervienen en el camino del éxito académico, tales como la moral y ética recibida de los padres, el gran sentido de responsabilidad, capacidad de ejercer contra-estrategias y la potenciación de los estudios. El objetivo principal Del trabajo es dar a conocer, o que en los múltiples factores que influyen en la formación y expresión de la imaginación del sujeto que llevó al éxito académico en una región donde los índices apuntan a las altas tasas de analfabetismo, desempleo y bajo IDH presentado por el Ayuntamiento de Santana do Ipanema – Al. |
Palavras-chave: | Sucesso escolar multirreferencial (Educação) Negatricidade (Educação) Éxito escolar Múltiples referencias (Educación) Negatricidad (Educación) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | COSTA, Loane Márzia Lopes. Sucesso escolar: uma abordagem multirreferencial. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6599 |
Data do documento: | 12-ago-2011 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sucesso escolar: uma abordagem multirreferencial.pdf | 556.11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.