00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6594
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Freitas, Marinaide Lima de Queiroz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0771452713521203pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Nadja Naira Aguiar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1524039490409323pt_BR
dc.contributor.referee2Paiva, Jane-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3049044829510326pt_BR
dc.creatorSilva, Jailson Costa da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4481661071361187pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-07T17:41:25Z-
dc.date.available2019-12-17-
dc.date.available2020-02-07T17:41:25Z-
dc.date.issued2019-03-25-
dc.identifier.citationSILVA, Jailson Costa da. O Mobral no sertão alagoano: das histórias e memórias às sínteses possíveis após quatro décadas. 2019. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6594-
dc.description.abstractThis study attempts to register through orality, the actions of the Brazilian Literacy Movement (MOBRAL), the average backcountry Alagoas, starting from the following problems: What were the impacts / contributions of literacy actions implemented by MOBRAL for former learners Municipality Santana do Ipanema / AL, in the period 1970-1985? Aimed to situate, after four decades, the impacts / contributions MOBRAL in the formation of male and female students in the backwoods of Alagoas, in the period 1970-1985.Was based on studies of:Certeau (2011), Cunha (1985-1988).Beisiegel (2004),Jannuzzi (1987), Fávero (1983), Paiva, (2003), Paiva, (2009), Moura and Freitas (2007), among others.Was accomplished through a qualitative approach, based on the assumptions of Oral History, based on studies of Halbwachs (2006), Bosi (1994), Portelli (2010) and Thompson (1992). The analyzes indicate the existence of a very great importance of the actions of literacy in the lives of MOBRAL sertan, regardless of whether or not continued their education after the period of literacy, since all interviewees recognize that movement as the only opportunity to youth literacy, adult and elderly sertan in a historical context marked by denial of rights.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMOBRAL – Alagoas- Históriapt_BR
dc.subjectAlfabetização de jovens e adultospt_BR
dc.subjectSertão alagoanopt_BR
dc.subjectMOBRAL - Alagoas- Historypt_BR
dc.subjectYouth and Adult Literacypt_BR
dc.subjectHinterland Alagoanopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO Mobral no sertão alagoano: das histórias e memórias às sínteses possíveis após quatro décadaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho buscou registrar, por meio da oralidade, as ações do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), no médio sertão alagoano, partindo da seguinte problematização: Quais foram os impactos/contribuições das ações de alfabetização implementadas pelo MOBRAL para os ex-alfabetizandos do Município de Santana do Ipanema /AL, no período de 1970-1985? Teve como objetivo situar, após quatro décadas, os impactos/contribuições do MOBRAL na formação dos alunos e alunas no sertão alagoano, no período de 1970-1985. Fundamentou-se nos estudos de: Certeau (2011), Cunha (1985-1988), Beisiegel (2004), Jannuzzi (1987), Fávero (1983), Paiva (2003), Paiva (2009), Moura e Freitas (2007), entre outros. Efetivou-se por meio de uma abordagem qualitativa, apoiada nos pressupostos da História Oral, tendo como base os estudos de Halbwachs (2006), Bosi (1994), Portelli (2010) e Thompson (1992).As análises realizadas apontam para a existência de uma relevância muito significativa das ações alfabetizadoras do MOBRAL na vida dos sertanejos, independentemente de terem ou não continuado os estudos, uma vez que todos os sujeitos entrevistados reconhecem o referido Movimento como a única oportunidade de alfabetização de jovens, adultos e idosos sertanejos em um contexto histórico marcado pela negação de direitos.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O mobral no sertão alagoano: das histórias e memórias às sínteses possíveis após quatro décadas.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.