00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6586
Tipo: Dissertação
Título: Imagens fotográficas nos livros de química aprovados pelo PNLD 2018: a cinética química em questão
Título(s) alternativo(s): Photographic images in PNLD 2018-approved chemistry books: the chemical kinetics in question
Autor(es): Alves, Flávia Chini
Primeiro Orientador: Francisco Junior, Wilmo Ernesto
metadata.dc.contributor.referee1: Wartha, Edson José
metadata.dc.contributor.referee2: Albuquerque, Tereza Cristina Cavalcanti de
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Adriana Cavalcanti dos
Resumo: O estudo da linguagem imagética, especialmente a linguagem fotográfica, numa inter-relação didática com a ciência química e sua linguagem se faz oportuno, sobretudo, por possibilitar a visualização, ainda que macroscópica do conhecimento químico, mas também possibilitando abordar a linguagem específica desta ciência. Diante disto, este trabalho toma como objeto de estudo as imagens fotográficas contidas nos livros didáticos de Química aprovados no Plano Nacional de Livro Didático (PNLD) 2018. Assim, na intenção de estudar essas imagens fotográficas buscamos, como objetivo geral, caracterizar as imagens fotográficas que contribuem para o ensino de Cinética Química nestes livros e investigar suas contribuições na compreensão dos conceitos químicos abordados. Para que este objetivo geral seja alcançado, fez-se necessário: I) Identificar na seção do conteúdo de Cinética Química todas as imagens fotográficas veiculadas nos livros didáticos de química; II) Caracterizar as imagens fotográficas sob a perspectiva das categorias: distribuição da imagem na página, legenda, relação texto-imagem e temática; III) Analisar as imagens fotográficas a partir dos significados representacional, interacional e composicional da Gramática do Design Visual; e IV) Identificar as contribuições das imagens fotográficas para o processo de significação do conteúdo de Cinética Química. Partimos dos questionamentos: De que forma as imagens fotográficas acerca do conteúdo de Cinética Química nos livros didáticos de Química são apresentadas? De que forma essas imagens fotográficas podem contribuir para o processo de significação dos conceitos de Cinética Química? Para a construção do referencial teórico nos respaldamos em Santaella (2012), Costa (2013), Kossoy (2007), Shimoda (2009) acerca dos estudos sobre a leitura e linguagem da imagem fotográfica e na Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (2006). Este estudo enquadra-se na modalidade de pesquisa quantitativa, caracterizada, em relação aos seus procedimentos e métodos, como uma pesquisa de análise documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). Os procedimentos e métodos foram definidos em: 1) mapeamento do nosso objeto de estudo; e 2) análise das imagens fotográficas seguindo os pressupostos teóricos elaborados por Kress e Van Leeuwen (2006) na Gramática de Design Visual. Desse modo, observa-se a necessidade na preparação adequada dos professores (em formação e formados) para compreenderem as imagens fotográficas dentro do contexto de ensino, como um texto não verbal organizado com uma gramática, que necessita de uma leitura criteriosa. Tal constatação nos direcionou à construção do nosso Produto Educacional que estabelece orientações, que se revelaram importantes, para a seleção e leitura de imagens fotográficas na construção de abordagens para o ensino de química.
Abstract: The study of the image language, especially the photographic language, in a didactic interrelationship with chemical science and its language becomes opportune, mainly, to allow the visualization, although macroscopic of the chemical knowledge, but also to enable the approach of the specific language of this science. In view of this, this work takes the object of study the photographic images contained in the textbooks of Chemistry approved in the Plano Nacional do Livro Didatico (PNLD) 2018. Wherefore, in the intention to study these photographic images we seek to characterize the photographic images that contribute to the teaching of Chemical Kinetics in these books and to investigate their contributions in the understanding of the chemical concepts addressed. In order for this general objective to be achieved, it was necessary to: I) Identify in the section of the content of Chemical Kinetics all the photographic images conveyed in the textbooks of chemistry; II) To characterize the photographic images from the perspective of the categories: distribution of the image in the page, legend, text-image relation and thematic; III) Analyze the photographic images from the representational, interactional and compositional meanings of the Visual Design Grammar; and IV) To identify the contributions of the photographic images to the process of signification of the content of Chemical Kinetics. We begin with the questions: How are the photographic images on Chemical Kinetics presented in the textbooks of Chemistry? How can photographic images contribute to the process of meaning of the concepts of Chemical Kinetics? In order to construct the theoretical reference, we support in Santaella (2012), Costa (2013), Kossoy (2007), Shimoda (2009) on the studies on reading and language of the photographic image and on The Visual Design Grammar of Kress and van Leeuwen (2006) as a theoretical and methodological contribution. This study is part of the qualitative research modality, characterized in relation to its procedures and methods, as a research of documentary analysis (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). The procedures and methods were defined in 1) mapping of our object of study; and 2) analysis of photographic images following the theoretical assumptions elaborated by Kress and Van Leeuwen (2006) in Grammar of Visual Design. However, there needs to be adequate preparation of teachers (in training and trained) to understand the photographic images within the context of teaching, such as a visual text organized with a grammar, which needs a careful reading. This observation leads us to the construction of the Educational Product that establishes guidelines, which proved to be important, for the selection and reading of photographic images in the construction of approaches to teaching chemistry.
Palavras-chave: Livro didático - Química
Imagens fotográficas
Cinética química
Chemistry Textbooks
Photographic Image
Chemical Kinetics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ALVES, Flávia Chini. Imagens fotográficas nos livros de química aprovados pelo PNLD 2018: a cinética química em questão. 2019. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6586
Data do documento: 29-mar-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Imagens fotográficas nos livros de química aprovados pelo PNLD 2018: a cinética química em questão.pdf5.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.