00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6583
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melo, Adriana Almeida Sales de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7571440852975071pt_BR
dc.contributor.referee1Vilela, Ana María Jacó-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3328632520501565pt_BR
dc.contributor.referee2Bernardes, Jefferson de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0410138491087637pt_BR
dc.creatorFerreira, Ivancildo Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3912801151096754pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-07T15:35:45Z-
dc.date.available2019-12-13-
dc.date.available2020-02-07T15:35:45Z-
dc.date.issued2010-12-17-
dc.identifier.citationFERREIRA, Ivancildo Costa. A interdisciplinaridade no ensino de psicologia na Universidade Federal de Alagoas: pressupostos metodológicos e implicações com a formação discente. 67 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6583-
dc.description.abstractThis dissertation is dedicated to understanding how it is being experienced in the interdisciplinary course in psychology at the Federal University of Alagoas - UFAL. Based on the work of Maria de Fatima Gomes Silva (2008) established an interdisciplinary concept that guides our work, the Interdisciplinary Dialogic, a form of interdisciplinary approach that encourages the individual to break with pre-established models and instrumental teaching. Initially it was necessary to review existing literature and then try to understand what concepts are being practiced in interdisciplinary course in psychology UFAL for this, semistructured interviews were conducted with 10 (ten) teachers of the course and three (3) focus groups as students a total of 19 (nineteen) participating students. The speeches were recorded with permission and transcribed in full. This corpus was read from the perspective of the initial reading, then categorized and analyzed through content analysis. Also, from the perspective of content analysis, we analyzed two important documents for understanding the interdisciplinary process: the National Curriculum Guidelines for Undergraduate Courses in Psychology (2004) and the Educational Policy Project of the Psychology course of UFAL (2006). In our analysis we see the primacy of instrumental interdisciplinarity, both teachers and students in the discourse, as in official documents, which reveals an attempt, through educational policies and practices to coordinate actions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de psicologia - Interdisciplinaridadept_BR
dc.subjectDiretrizes curriculares – Análise de conteúdopt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectPsicologia – Formação docentept_BR
dc.subjectPsychology teaching - Interdisciplinaritypt_BR
dc.subjectCurricular guidelines - Content analysispt_BR
dc.subjectEducational policiespt_BR
dc.subjectPsychology - Teacher trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA interdisciplinaridade no ensino de psicologia na Universidade Federal de Alagoas: pressupostos metodológicos e implicações com a formação discentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação é dedicada a compreender como está sendo vivenciada a interdisciplinaridade no curso de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Baseado nos trabalhos de Maria de Fátima Gomes Silva (2008) estabeleceu-se um conceito de interdisciplinaridade que orienta nosso trabalho, a Interdisciplinaridade Dialógica, uma forma de atitude interdisciplinar que instiga o sujeito a romper com modelos pré-estabelecidos e instrumentais de trabalho docente. Inicialmente foi necessário fazer uma revisão bibliográfica para depois tentar entender quais conceitos de interdisciplinaridade estão sendo praticados no curso de Psicologia da UFAL, para isso, foram realizadas entrevistas semi estruturadas com 10 (dez) professores do curso e 3 (três) grupos focais como alunos, totalizando 19 (dezenove) participantes discentes. Os discursos foram gravados com prévia autorização e transcritos na íntegra. Esse corpus foi lido na perspectiva de uma leitura flutuante inicial, posteriormente categorizado e analisado através da Análise de Conteúdo. Também, sob a ótica da Análise de Conteúdo, foram analisados dois documentos importantes para o entendimento do processo interdisciplinar: as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia (2004) e o Projeto Político Pedagógico do curso de Psicologia da UFAL (2006). Em nossas análises percebemos a primazia da interdisciplinaridade instrumental, tanto nos discursos docentes e discentes, quanto nos documentos oficiais, que revela uma tentativa, através das políticas educacionais de coordenar ações e práticas.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.