00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6579
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Costa, Cleide Jane de Sá Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7090267221490696pt_BR
dc.contributor.referee1Brito, Patrick Henrique da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4155051332618408pt_BR
dc.contributor.referee2Mercado, Luis Paulo Leopoldo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396pt_BR
dc.contributor.referee3Prado, Maria Elisabette Brisola Brito-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3310915186532953pt_BR
dc.creatorSilva, Guilmer Brito-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4067835371993636pt_BR
dc.date.accessioned2020-02-06T20:39:34Z-
dc.date.available2019-12-12-
dc.date.available2020-02-06T20:39:34Z-
dc.date.issued2013-07-04-
dc.identifier.citationSILVA, Guilmer Brito. Formação continuada de professores no ensino superior: a inserção das TIC na prática pedagógica dos docentes da Ufal. 2019. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6579-
dc.description.abstractThe use of information technology and communication (ICT) in education set new pedagogical challenges for teachers, as well as the integration of these technologies has posed as a challenge for academics. In this context it is necessary to evaluate the contributions and limitations of continuous training for the use of ICT in higher education. This study was conducted during the development of institutional design, which occurred in 2011, to promote the use of ICT in undergraduate of the Federal University of Alagoas (Ufal). The questions guiding the research were: Training received contributed to teachers introduce ICT in their disciplines? And how was this integration?. This research aimed to examine the training of teachers to use ICT in higher education, describe the pedagogical proposals prepared by the teachers, in addition to identifying the possibilities and limitations of this process. The methodology used was collaborative action research with a qualitative approach. The data were collected by monitoring the training carried out observations of teaching plans prepared by teachers and construction disciplines of the virtual learning environment (VLE), in addition to the questionnaires. The subjects were teachers involved in the project. The results of the analysis show the importance and contributions of teacher training, indicate that distinct uses may occur on the part of teachers, integrating ICT in the teaching and identify the difficulties and weaknesses that occur in the process, enabling us to rethink pedagogical practice in training and reflect on the possibilities and difficulties of using ICT in higher education. Thus enabling new strategies for fostering teacher training to enable teachers to understand, develop and use ICT in their classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectTecnologia da Informação e Comunicação (TIC)pt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectInformation and communication technology (ICT)pt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleFormação continuada de professores no ensino superior: a inserção das TIC na prática pedagógica dos docentes da Ufalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na educação estabelece novos desafios pedagógicos para os professores, assim como, a integração dessas tecnologias tem se colocado como um desafio para os professores universitários. Faz-se necessário avaliar as contribuições e limitações das formações continuadas para o uso das TIC no ensino superior. Este estudo foi realizado durante o desenvolvimento do projeto institucional, ocorrido em 2011, de fomento ao uso das TIC nos cursos de graduação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Os questionamentos norteadores da pesquisa foram: a formação realizada contribuiu para que os professores introduzissem as TIC em suas disciplinas? Como ocorreu essa integração?. Essa pesquisa teve por objetivo analisar a formação dos professores para o uso das TIC no ensino superior, descrever as propostas pedagógicas elaboradas pelos professores, além de identificar as possibilidades e limitações desse processo. A metodologia utilizada foi pesquisa-ação colaborativa, com abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu através do acompanhamento da formação realizada, de observações dos planos de ensino elaborados pelos professores e da construção das disciplinas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), além da aplicação de questionários. Os sujeitos da pesquisa foram os professores envolvidos no projeto. Os resultados obtidos na análise evidenciam a importância e as contribuições da formação docente, apontam que podem ocorrer utilizações distintas, por parte dos professores, na integração das TIC a ação docente, além de identificar as dificuldades e fragilidades ocorridas no processo, possibilitando-nos repensar a prática pedagógica nas formações e refletir sobre as possibilidades e dificuldades da utilização das TIC no ensino superior, possibilitando assim, fomentar novas estratégias de formações docente, que permitam aos professores entender, desenvolver e utilizar as TIC em suas aulas.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.