00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6569
Tipo: Tese
Título: O discurso sobre o corpo feminino como fetiche de consumo na atualidade
Título(s) alternativo(s): The discourse on the body as a current consumer consumption
Autor(es): Santos, Silvana Maria de Barros
Primeiro Orientador: Magalhães, Belmira Rita da Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Rosa, Daniela Botti da
metadata.dc.contributor.referee2: Ramires, Lídia Maria Marinho da Pureza
metadata.dc.contributor.referee3: Silva Sobrinho, Helson Flavio da
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, Sóstenes Ericson Vicente da
Resumo: Este trabalho tem como objetivo o estudo do discurso sobre o corpo feminino, destacando o corpo magro, saudável e jovem, delineado em academias, suprimentos, intervenções cirúrgicas e exposto nas mídias sociais como um padrão de beleza da contemporaneidade. Ao refletir sobre o discurso do corpo feminino como fetiche de consumo na mídia impressa e na internet, pode-se dizer, primeiramente, que o discurso do corpo sai do lugar cientificista e relacional que a modernidade concebeu e passa a ser uma vitrine do mercado de consumo, uma mercadoria nos dias atuais. Segundo, que esse corpo feminino magro, saudável e jovem institui um discurso, uma mediação entre o homem e o seu processo histórico, e que tenta desvelar os efeitos de sentido através de dizeres que têm como suporte as contradições existentes na relação corpo e sujeito. Terceiro, que os aspectos sociais, históricos e ideológicos influenciam o papel do feminino ao longo do tempo e sua relação com o corpo. A partir dessas questões, este estudo tenta compreender a exposição desse “corpo feminino perfeito” (magro, saudável e jovem) na mídia, por um lado, e, por outro, busca apresentar a problemática física e afetiva de jovens mulheres decorrente dos transtornos alimentares, especialmente a anorexia, que vem crescendo assustadoramente no mundo inteiro. Nessas representações sobre o discurso do corpo feminino como fetiche de consumo na contemporaneidade, a reportagem da Revista Veja (edição 2.346, ano 46, n. 45, de 6 de dezembro de 2013) que se intitula “A Nova Forma de Magreza: a estética do risco” foi de suma importância como fonte de pesquisa, assim como artigos de jornais e os blogs das influenciadoras digitais que contribuíram para a análise das sequências discursivas retiradas dessas materialidades. Pode-se relacioná-las aos estudos teóricos de Michel Pêcheux (1990, 1998, 2014), Eni Orlandi (2012, 2013), Maria Cristina Leandro Ferreira (2013, 2015), Belmira Magalhães (2003, 2005, 2011 e 2017) e Ana Maria Gama Florêncio et al. (2016), como também às categorias da AD Francesa, como Condições de Produção, Formações Discursivas, Formações Ideológicas, Interdiscurso e Intradiscurso. Ressalta-se que o discurso sobre o corpo feminino como fetiche de consumo na atualidade constitui uma forma de assujeitamento resultante das contradições na relação sujeito e corpo, que é atravessada pela linguagem, pela ideologia e pelo inconsciente.
Abstract: This work aims to study the discourse on the female body, highlighting the thin, healthy and young body, outlined in gyms, supplies, surgical interventions and exposed in social media as a standard of contemporary beauty. By reflecting on the discourse of the female body as a fetish of consumption in the printed media and on the internet, it can be said, first of all, that the discourse of the body leaves the scientific and relational place that modernity conceived and becomes a showcase of the consumer market, a commodity today. Second, that this thin, healthy and young female body establishes a discourse, a mediation between man and his historical process, and that tries to unveil the effects of meaning through sayings that have as support the existing contradictions in the relationship body and subject. Third, that social, historical and ideological aspects influence the role of the feminine over time and its relationship with the body. From these issues, this study tries to understand the exposure of this "perfect female body" (thin, healthy and young) in the media, on the one hand, and, on the other, seeks to present the physical and affective problems of young women arising from eating disorders, especially anorexia, which has been growing alarmingly worldwide. In these representations about the discourse of the female body as a fetish of contemporary consumption, the report of Veja Magazine (edition 2.346, year 46, n. 45, December 6, 2013) which is entitled "The New Form of Thinness: the aesthetic of risk" was of paramount importance as a source of research, as well as newspaper articles and blogs of digital influencers who contributed to the analysis of discursive sequences taken from these materialities. They can be related to the theoretical studies of Michel Pêcheux (1990, 1998, 2014), Eni Orlandi (2012, 2013), Maria Cristina Leandro Ferreira (2013, 2015), Belmira Magalhães (2003, 2005, 2011 and 2017) and Ana Maria Gama Florêncio et al. (2016), as well as to the categories of the French AD, such as Production Conditions, Discursive Formations, Ideological Formations, Interdiscourse and Intradiscourse. It should be accentuated that the discourse on the female body as a fetish of consumption today constitutes a form of subjectivity resulting from the contradictions in the relationship subject and body, which is crossed by language, ideology and the unconscious.
Palavras-chave: Análise de discurso
Imagem corporal em mulheres
Consumo (Economia)
Mídia social
Speech analysis
Body image in women
Consumption (Economy)
Social Media
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura
Citação: SANTOS, Silvana Maria de Barros. O discurso sobre o corpo feminino como fetiche de consumo na atualidade. 2020. 103 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Lingüística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6569
Data do documento: 15-ago-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O discurso sobre o corpo feminino como fetiche de consumo na atualidade.pdf4.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.