00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6545
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rita, Luciana Peixoto Santa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9511112631138534pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira Júnior, Reynaldo Rubem-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4384711302538395pt_BR
dc.contributor.referee2Sanabio, Marcos Tanure-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6988359903223308pt_BR
dc.creatorSantos, Ana Paula Nascimento dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3235992009474737pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-31T18:27:52Z-
dc.date.available2019-12-05-
dc.date.available2020-01-31T18:27:52Z-
dc.date.issued2019-10-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Paula Nascimento dos. Políticas públicas de inclusão: uma análise das políticas de atendimento ao surdo na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). 2019. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós Graduação em Administração Pública, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6545-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze which policies Ufal has been implementing to ensure accessibility and inclusion of the Deaf, considering the scenario of changes experienced by society, regarding the achievement of rights by these subjects, especially after the recognition of the Brazilian Sign Language (Libras), Law 10.436 / 2002, and its Regulatory Decree No. 5.626 / 2005, which assigned to public organizations responsibilities regarding the guarantees of communication in Libras in these spaces. For this, it sought to verify institutional documents and services; identify training policies for servers; and verify teaching, research and extension actions in the context of accessibility and inclusion. It is a qualitative research with exploratory-descriptive purpose. In the data collection stage, institutional documents were searched and information collected by the Electronic System of the Citizen Information Service (e-SIC); In addition, 10 deaf students were interviewed using a focus group technique. Data analysis was performed through three previously defined categories: institutional policies and participation; server training; and actions of teaching, research and extension in the context of academic formation. In this phase, we sought to establish a dialogue between documents, students' perceptions and the answers given by the accessibility policy manager and other bodies questioned via e-SIC. The results showed that Ufal has advanced on the above policies; however, some gaps have been identified, such as the need for dialogue and articulation with / between key actors and sectors in policy formulation and implementation; still incipient participation of civil servants in training in Libras; need for more resources to assist the deaf within the university, among others. Given this, measures were suggested in order to collaborate with the (re) arrangement of the actions performed and / or for the formulation of others.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectPublic Universities and Collegespt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectDeafpt_BR
dc.subjectBrazilian Sign Languagept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
dc.titlePolíticas públicas de inclusão: uma análise das políticas de atendimento ao surdo na Universidade Federal de Alagoas (UFAL)pt_BR
dc.title.alternativePublic Inclusion Policies: An Analysis of Deaf Care Policies at the Federal University of Alagoas (UFAL)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar quais políticas a Ufal vem implementando para garantir a acessibilidade e a inclusão dos Surdos, considerando o cenário de mudanças vivenciado pela sociedade, no que se refere à conquista de direitos por parte desses sujeitos, principalmente, após o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), Lei 10.436/2002, e seu Decreto regulamentador nº 5.626/2005, que atribuíram às organizações públicas responsabilidades quanto às garantias de comunicação em Libras nesses espaços. Para isso, buscou verificar documentos e serviços institucionais; identificar políticas de capacitação para servidores; e verificar ações de ensino, pesquisa e extensão no contexto de acessibilidade e inclusão. Trata-se de pesquisa qualitativa com finalidade exploratório-descritiva. Na etapa da coleta de dados foram pesquisados documentos institucionais e colhidas informações pelo Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC); além disso, 10 alunos surdos foram entrevistados, mediante técnica de grupo focal. A análise dos dados foi realizada por meio de três categorias definidas previamente: políticas institucionais e participação; capacitação de servidores; e ações de ensino, pesquisa e extensão no contexto de formação acadêmica. Nessa fase, procurou-se estabelecer um diálogo entre documentos, percepções dos discentes e as respostas concedidas pelo gestor das políticas de acessibilidade e demais órgãos questionados via e-SIC. Os resultados demonstraram que a Ufal avançou quanto às políticas supracitadas; entretanto, algumas lacunas foram identificadas, a exemplo da necessidade de diálogo e articulação com/entre os principais atores e setores na formulação e execução das políticas; participação ainda incipiente de servidores nas capacitações em Libras; necessidade de mais recursos para atendimento ao surdo no âmbito da universidade, dentre outras. Diante disso, foram sugeridas medidas no intuito colaborar com o (re) arranjo das ações executadas e/ou para a formulação de outras.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FEAC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.