00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6534
Tipo: Dissertação
Título: Interação em salas de aula virtuais: a contribuição da linguagem gráfico-visual
Autor(es): Coelho, Elizete da Silva
Primeiro Orientador: Pinto, Anamelea de Campos
metadata.dc.contributor.referee1: Covaleski, Rogerio Luiz
metadata.dc.contributor.referee2: Fireman, Elton Casado
Resumo: O sistema educacional, dentro do contexto das tecnologias de comunicação e informação, faz uso dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Ambientes nos quais se trabalham múltiplas linguagens para poder estabelecer um processo comunicativo e educacional eficiente e eficaz. Considera-se a interface gráfica, da Sala de Aula Virtual (SAV), espaço destinado dentro de um AVA para desenvolvimento de disciplinas/Cursos, um instrumento facilitador na interação do usuário com o ambiente e com os conteúdos nele existentes. Focam-se os conceitos e elementos da linguagem gráfico-visual e como eles se unem aos critérios ergonômicos de usabilidade no planejamento gráfico dessas interfaces. O propósito desta pesquisa foi estudar em que medida uma Sala de Aula Virtual planejada de acordo com os princípios da linguagem gráfico-visual interfere na interação do discente com o ambiente. Para alcançar esse propósito refletiu-se sobre os AVA como espaços que contém recursos capazes de administrar os cursos, conteúdos, atividades e usuários, dentro de um projeto pedagógico, descreve-se ainda, o AVA MOODLE, plataforma utilizada durante a pesquisa e tomou-se o estudo de caso, como estratégia de investigação. Observou-se a interface gráfica das SAV de um curso superior a distância, oferecido por instituição federal de ensino superior. Propôs-se novo formato para as SAV de acordo a linguagem gráfico-visual e os critérios ergonômicos de usabilidade. Essas SAV foram utilizadas e examinadas pelos seus discentes. Concluiu-se que a utilização da linguagem gráfico-visual associada aos critérios ergonômicos de usabilidade na construção da interface gráfica de uma SAV interfere positivamente na interação dos discentes com o ambiente e, consequentemente, tem o potencial de contribuir com o processo de aprendizagem facilitando o aprendizado. Acredita-se que este exercício de investigação e reflexão contribua no debate sobre uma educação que se fortaleça utilizando os caminhos que o mundo virtual oferece com suas múltiplas linguagens e possibilidades de formatação.
Abstract: The educational system, within the context of communication and information technologies, makes use of learning virtual environments (LVE). Environments where multiple languages are worked in order to establish an efficient and effective, educational and communication process. The Virtual Classroom graphical interface is considered, (VC), a space within an LVE intended for the development of subjects/courses, a facilitator tool in the user interaction with the environment and the content within it. The concepts and elements of graphic-visual language are focused and how they are joined with the ergonomic criteria of usability in the graphic design of these interfaces. The purpose of this research is to examine to what extent a Virtual Classroom planned according to the graphic and visual language principles interferes in the student interaction with the environment. To achieve that goal the LVE is thought as a space that contains resources that can manage courses, content, activities and users within a pedagogical project; the Moodle VLE, platform used during the research, is also described; the case study was taken as a research strategy. We observed the VC graphical interface of distance education, offered by a federal institution of higher education. A new format was proposed for the VC according to the graphic-visual language and ergonomics and usability criteria. These VC were used and examined by their students. It was concluded that the use of the graphic-visual language associated with ergonomic criteria of usability in the construction of a VC graphical interface positively interferes in the interaction of students with the environment and therefore it has the potential to contribute to learning process by facilitating learning. It is believed that this research and reflection exercise will contribute in the debate on a stronger education by using the paths the virtual that the virtual world offers with its many languages and formatting possibilities
Palavras-chave: Educação a distância
Linguagem gráfico-visual
Salas de aula virtuais
Tecnologia da informação
Distance education
Graph-visual language
Virtual classrooms
Information Technology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: COELHO, Elizete da Silva. Interação em salas de aula virtuais: a contribuição da linguagem gráfico-visual. 2019. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6534
Data do documento: 5-dez-2011
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Interação em salas de aula virtuais a contribuição da linguagem gráfico-visual.pdf3.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.