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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6532
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | José de Alencar entre a tribuna e a escrita: a escravidão em o tronco do ipê |
Autor(es): | Aragão, Maria Elzita Alves |
Primeiro Orientador: | Santana, Pedro Abelardo de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Sheyla Farias |
metadata.dc.contributor.referee2: | Medeiros, Gercinaldo de Moura |
Resumo: | A presente monografia analisa a veiculação da imagem do elemento negro e da escravidão em O Tronco do Ipê (1871), obra literária romântica do escritor cearense José de Alencar. A obra em questão foi publicada no contexto das discussões políticas acerca da aprovação da chamada Lei do Ventre Livre, na qual o autor teve assídua participação. Procurou-se verificar como o posicionamento político de Alencar reflete em seu discurso literário, partindo do pressuposto de ser indissociável o EU político do EU literato. Observamos as relações da casa-grande, da senzala e da casa-grande e senzala, procurando traçar o espaço reservado ao negro em sua obra, como este foi retratado e representado. Dessa maneira, realizamos uma abordagem do pensamento político alencariano, em seguida, é mostrado como o negro e a escravidão foram tecidos no meio literário romântico do século XIX e por fim, analisamos a fonte principal deste trabalho, o romance, estabelecendo diálogo com as autoras Hebe Cristina da Silva (2004) e Zildete Lopes de Souza (2015) ambas de extrema importância por se debruçarem sobre a mesma obra alencariana. |
Abstract: | This monograph analyzes the transmission of the image of the black element and slavery in O Tronco do Ipê (1871), a romantic literary work by Ceará writer José de Alencar. The work in question was published in the context of political discussions on the approval of the called Lei do Ventre Livre, in which the author participated assiduously. We tried to verify as Alencar's political position reflects in his literary discourse, starting from the assumption that the political EU is inseparable from the literate EU. We observe the relations of casa-grande, senzala and casa-grande e senzala, seeking to outline the space reserved for black in his work, as he was portrayed and represented. In this way, we carry out a Alencarian political thought approach is then shown as black and slavery were woven in the romantic literary medium of the 19th century and finally, we analyzed the main source of this work, the novel, establishing dialogue with the authors Hebe Cristina da Silva (2004) and Zildete Lopes de Souza (2015) both of extreme importance for being dwell on the same Alencarian work. |
Palavras-chave: | História - Brasil Literatura brasileira Romance O tronco do ipê - Livro Alencar, José Martiniano de, 1829-1877 Escravidão |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de História |
Citação: | ARAGÃO, Maria Elzita Alves. José de Alencar entre a tribuna e a escrita: a escravidão em o tronco do ipê.. 2020. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6532 |
Data do documento: | 11-dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
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José de Alencar entre a tribuna e a escrita A escravidão em O Tronco do Ipê.pdf | 753.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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