00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6521
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Nadja Naira Aguiar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1524039490409323pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Marinaide Lima de Queiroz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0771452713521203pt_BR
dc.contributor.referee2Beserra, Normanda da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2083165892622031pt_BR
dc.creatorLira, Eliane Angelim-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7565486302690896pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-31T14:41:42Z-
dc.date.available2019-11-29-
dc.date.available2020-01-31T14:41:42Z-
dc.date.issued2011-08-19-
dc.identifier.citationLIRA, Eliane Angelim. Marcas de subjetividade em crônicas produzidas por alunos do PROEJA – IFPE. 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6521-
dc.description.abstractThis paper aimed at analyzing subjectivity marks in the chronicle genre produced by students of integrated technical courses of the National Programme for Integration of Basic Education with the Professional Education in the modality of Youth and Adults (PROEJA), taught at Instituto Federal de Educação de Pernambuco- IFPE, based on the following question: how is the subjectivity of these students evident in the chronicle genre? It is a qualitative Field research, with a corpus composed of 50 texts from a sample of 10 chronicles, taking into account, for the analysis, the following chronicle categories: time /space, memory, linguistic materiality. In order based on issues related to students from PROEJA and Professional education this work was supported by Frigotto, Ciavatta and Ramos (2005), Moura (2009), Paiva, J. (2004), Kuenzer (2002), Machado, L. (2006), Machado, M. (2009) and Rummert (2007). Whereas the textual aspects, referring to genres, this dissertation relied on Bakthin (2003), Marcuschi (2001, 2003, 2004) and Brandão (2000); on the issues related to subjectivity, effectively marked in the writing of these subjects, this work was supported by Oliveira (2003), Larrosa (2002, 2010) and Certeau (2009). The result of the analysis of the students‟ writings from PROEJA / IFPE lead to the understanding that the school trajectory of these young people, adults and seniors, they themselves, full of knowledge, often invisible to the teachers‟ eyes as it was developed through everyday experiences, and because of that it is not legitimate, these people rely on "strategies" to make them visible, regarding, especially the aspect of subjectivity that this genre makes it possible to be seen in the text.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectManuscrito escolarpt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectCrônicapt_BR
dc.subjectGêneros discursivospt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectPROEJApt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectSchool manuscriptpt_BR
dc.subjectText productionpt_BR
dc.subjectChroniclept_BR
dc.subjectDiscursive genrept_BR
dc.subjectSubjectivitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleMarcas de subjetividade em crônicas produzidas por alunos do PROEJA – IFPEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo analisar as marcas de subjetividade nas crônicas produzidas pelos alunos dos cursos técnicos integrados do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), ministrados no Instituto Federal de Educação de Pernambuco – IFPE, partindo da seguinte questão: de que modo a subjetividade desses alunos é evidenciada no gênero crônica? Através de uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, constituiu-se um corpus, composto dos 50 textos, a partir de um modelo do gênero crônica, dos quais selecionou-se uma amostra de 10 crônicas, privilegiando-se, para a análise, categorias inerentes à crônica: tempo/espaço, memória, materialidade linguística. Para fundamentar teoricamente este trabalho no que se refere às questões relacionadas aos sujeitos do PROEJA e também às questões relacionadas ao ensino profissionalizante, buscou-se apoio em: Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), Moura (2009), Paiva, J. (2004), Kuenzer (2002), Machado, L. (2006), Machado, M. (2009) e Rummert (2007); já os aspectos textuais, referentes a gêneros discursivos, apoiaram-se em Bakhtin (2003), Marcuschi (2001, 2003, 2004) e Brandão (2000); quanto aos aspectos relacionados à subjetividade, efetivamente marcada na escrita desses sujeitos, foram sustentados por Oliveira (2003, 2004, 2006), Larrosa (2002, 2010) e Certeau (2009). O resultado das análises das escritas dos alunos do PROEJA/IFPE leva ao entendimento de que a trajetória escolar desses jovens e adultos, eles, repletos de saberes, muitas vezes invisíveis aos olhos dos professores, porque desenvolvidos cotidianamente nas experiências vividas, e por isso não legitimados, valem-se de “estratégias” que os tornem visíveis, tendo em vista, principalmente, o aspecto da subjetividade que esse gênero possibilita imprimir ao texto.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcas de subjetividade em crônicas produzidas por alunos do PROEJA – IFPE.pdf4.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.