00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6505
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silveira, Maria Inez Matoso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1877904100434370pt_BR
dc.contributor.referee1Ifa, Sérgio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5731503098918984pt_BR
dc.contributor.referee2Freitas, Marinaide Lima de Queiroz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0771452713521203pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Rosemeire Reis da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3449113858899262pt_BR
dc.creatorBarbosa, Denise Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3316412343091901pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-30T19:06:23Z-
dc.date.available2019-11-29-
dc.date.available2020-01-30T19:06:23Z-
dc.date.issued2012-09-10-
dc.identifier.citationBARBOSA, Denise Silva. Relações com os saberes da língua inglesa entre estudantes do proeja do IFPE – Campus Recife – um estudo de caso. 2019. 217 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6505-
dc.description.abstractThis dissertation presents and it is based on a study that aimed to understand what meanings and expectations are conceived in relation to English learning according to students of Professional Education Program in the Modality of Youth and Adult Education (PROEJA) at the Federal Institute of Technologic and Scientific Education of Pernambuco (IFPE), Recife Campus during the year 2010. As a theoretical contribution, besides the theory of Relation to Knowledge by Charlot (2000, 2005), we used studies on teaching and learning of foreign languages, in this case, English, basic education developed by Almeida Filho (2009), Brown (1994), Paiva (2005a) and the study of beliefs based on Barcelos (2006). The work is a basic interpretive qualitative research that used as questionnaires instruments for data collection, applied to 123 students of professional high school and 16 interviews with students of professional high school of three PROEJA courses namely: Refrigeration and Air Conditioning, Electrotechnics and Industrial Mechanics. These theories have brought important insights for the analysis of survey data because they address the issue of knowledge and schooled knowledge and its importance for humans. The results showed that students have a good acceptance of the English language, despite the difficulties in the acquisition and attribute meanings related to Instrumental/ Professional, Relational, Emotional and Identity Learnings.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectLíngua inglesa – Aprendizagempt_BR
dc.subjectRelação com os saberespt_BR
dc.subjectPROEJApt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectEnglish language - Learningpt_BR
dc.subjectRelation to knowledgept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleRelações com os saberes da língua inglesa entre estudantes do proeja do IFPE – Campus Recife – um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta e fundamenta uma pesquisa que teve como objetivo entender quais os sentidos e as expectativas da aprendizagem de inglês para os estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Campus Recife, durante o ano de 2010. Como aporte teórico, utilizamos, além da teoria da Relação com o Saber, de Charlot (2000 e 2005), os estudos sobre o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, no caso, o inglês, na educação básica, desenvolvidos por Almeida Filho (2009), Brown (1994) (2005a) e os estudos sobre crenças baseados em Barcelos (2006). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de base interpretativa que utilizou como instrumentos para coleta de dados questionários aplicados a 123 estudantes e 16 entrevistas com alunos de turmas iniciantes e concluintes dos três cursos do PROEJA, quais sejam: Refrigeração e Ar Condicionado, Eletrotécnica e Mecânica Industrial. As referidas teorias trouxeram importantes subsídios para a análise dos dados da pesquisa porque abordam a questão dos saberes e do conhecimento escolarizado e sua importância para o ser humano. Os resultados apontaram que os estudantes têm uma boa aceitação da Língua Inglesa, apesar das dificuldades na sua aquisição e atribuem sentidos relacionados às aprendizagens instrumentais/profissionais, relacionais e afetivas e identitárias.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.