00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6504
Tipo: Dissertação
Título: O ensino da produção escrita em inglês numa abordagem de gênero textual: o artigo de opinião
Autor(es): Melo, Delma Cristina Lins Cabral de
Primeiro Orientador: Silveira, Maria Inez Matoso
metadata.dc.contributor.referee1: Ifa, Sérgio
metadata.dc.contributor.referee2: Verçosa, Elcio de Gusmão
Resumo: Esta dissertação apresenta o relato de uma sequência didática realizada através de uma pesquisa-ação de intervenção pedagógica. Trata-se de uma experiência de ensino de produção textual na língua inglesa utilizando-se o artigo de opinião, gênero textual marcado pela argumentação. O trabalho teve um cunho experimental e foi realizado com alunos do 7° período do Curso de Letras da UNEAL (Universidade Estadual de Alagoas, Campus Arapiraca) no 2° semestre de 2009. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e utilizou questionários, diários de campo e análise do corpus que foi a produção escrita dos graduandos. A fundamentação teórica situa-se na teoria de gêneros textuais nas concepções sociointeracional (Marcuschi, 2002) e sócio-retórica (Miller, 1994, Bazerman, 2005), focalizando a argumentação como atividade retórico-discursiva, e também sua realização na superfície linguística, através dos aspectos textuais e recursos linguísticos. Foram enfatizados os marcadores discursivos e lógicos, com especial atenção aos conectores interfrasais. Do ponto de vista do ensino, a pesquisa-ação teve duas fases distintas: a fase da instrução implícita, em que houve a exposição dos alunos ao gênero artigo de opinião, e a fase da instrução explícita, em que foram ensinados de maneira formal e sistematizada os componentes da estrutura textual do gênero, os tipos de argumento e os marcadores discursivos que geralmente aparecem nos gêneros opinativos. As análises e a avaliação dos textos se deram a partir da comparação da produção textual dos alunos nas duas fases do ensino. A análise dos dados demonstrou que os resultados da experiência foram positivos.
Abstract: This dissertation presents the report of a didactic sequence accomplished through a research-action of pedagogic intervention. It is about an experience of teaching of textual production in the English language using the opinion article, textual gender marked by argumentation. The work had an experimental character and was carried out with students of the 7th period of the Course of English Languages (Teacher Formation Course) at UNEAL (Universidade Estadual de Alagoas), Campus Arapiraca, in the second semester of 2009.The research is characterized also as qualitative and it used questionnaires, field diaries and analysis of the corpus which was composed by the written production of the students. The theoretical foundation is based on the theory of textual genre in the sociointeractional (Marcuschi, 2002) and social-rhetorical conceptions (Miller, 1994, Bazerman, 2005), focusing argumentation as a rhetorical-discursive activity, and its achievement in the linguistic surface, through the textual aspects and linguistic resources. The discursive and logical markers were emphasized, with special attention to the interphrasal connectors. From the teaching point of view, the research-action had two different phases: the phase of the implicit instruction, in which there was the exhibition of the students to the opinion article genre, and the phase of the explicit instruction, in which the students were taught in a formal and systematized way the components of the textual structure of the genre, the argument types and the discursive markers that usually appear in opinion genres. The analyses and the evaluation of the texts occurred from the comparison of the students' textual production in the two phases of the teaching. The analysis of the data demonstrated that the results of the didactic experience were positive.
Palavras-chave: Língua inglesa – Estudo e ensino
Instrução implícita e explícita
Produção textual
Gênero textual
Artigo de opinião
Argumentação
Escrita
English language - Study and teaching
Implicit and explicit instruction
Text production
Textual genre
Opinion article
Argumentation
Writing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MELO, Delma Cristina Lins Cabral de. O ensino da produção escrita em inglês numa abordagem de gênero textual: o artigo de opinião. 2019. 283 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6504
Data do documento: 15-jun-2011
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino da produção escrita em inglês numa abordagem de gênero textual o artigo de opinião.pdf27.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.