Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6501
Tipo: | Dissertação |
Título: | Estratégias utilizadas pelos professores na avaliação da aprendizagem no curso de Letras/Inglês na modalidade a Distância na UFAL |
Título(s) alternativo(s): | Strategies used by teachers in the evaluation of Letter / English course learning in UFAL distance mode |
Autor(es): | Brambilla, Thereza Cristine Santos Costa |
Primeiro Orientador: | Costa, Cleide Jane de Sá Araújo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Pinto, Anamelea de Campos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Costa, Fabio Paraguaçu Duarte da |
metadata.dc.contributor.referee3: | Brito, Glaucia da Silva |
Resumo: | Na EaD, as estratégias utilizadas para a avaliação da aprendizagem são as ferramentas disponíveis no AVA, sendo selecionadas podem torna-se recursos didáticos estabelecendo critérios avaliativos para diagnosticar o desenvolvimento do aluno. Diante disso, buscamos responder quais são as estratégias de avaliação da aprendizagem utilizadas pelos professores no AVA/Moodle no primeiro Curso EaD em Letras/Inglês, ofertado pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, dentro do sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB. Os objetivos foram: identificar quais eram as ferramentas no AVA Moodle/UFAL utilizados pelos professores que contribuíram para a avaliação da aprendizagem; Analisar quais os tipos de avaliação utilizados no AVA; e Analisar os processos avaliativos constituintes do PPP e do Plano de disciplina. A pesquisa apresenta um estudo de caso com abordagem qualitativa, na qual os instrumentos de coleta de dados foram: as análises documentais e o questionário realizado com 10 professores do curso analisado, no período de 2015.1 até 2016.1. Como Curso pioneiro EaD em língua inglesa, o resultado do estudo apresentou que as ferramentas utilizadas como recursos didáticos: tarefa individual, atividade em grupo e o questionário foram pouco utilizados pelos professores. Enquanto que o chat e principalmente o fórum de discussão foram os mais utilizados como estratégias da avaliação da aprendizagem pelos professores do curso. Quanto ao tipo de avaliação houve predominância ao somativo com preferência pela avaliação presencial, mesmo não fazendo parte do AVA. |
Abstract: | In EaD, the strategies used for the evaluation of learning are the tools available in the AVA, being selected can become didactic resources establishing evaluative criteria to diagnose the development of the student. In view of this, we sought to answer the learning assessment strategies used by AVA / Moodle teachers in the first EaD Course in Letters / English, offered by the Federal University of Alagoas - UFAL, within the Open University of Brazil (UAB) system. The objectives were: to identify the tools in the AVA Moodle / UFAL used by the teachers that contributed to the evaluation of the learning; Analyze the types of assessment used in AVA; and Analyze the evaluation processes constituting the PPP and the Discipline Plan. The research presents a case study with a qualitative approach, in which the instruments of data collection were: the documentary analyzes and the questionnaire carried out with 10 teachers of the analyzed course, in the period from 2015.1 to 2016.1. As a pioneer EaD course in English language, the result of the study showed that the tools used as didactic resources: individual task, group activity and the questionnaire were little used by teachers. While the chat and mainly the discussion forum were the most used as strategies of evaluation of learning by the teachers of the course. Regarding the type of evaluation, there was a predominance of the somative, with preference for the presence evaluation, even though it was not part of the AVA. |
Palavras-chave: | Curso de Letras EAD – Universidade Federal de Alagoas Avaliação de aprendizagem Recursos didáticos Ferramentas online Distance Letter Course - Federal University of Alagoas Learning assessment Didactic resources Online Tools |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | BRAMBILLA, Thereza Cristine Santos Costa. Estratégias utilizadas pelos professores na avaliação da aprendizagem no curso de Letras/Inglês na modalidade a Distância na UFAL. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6501 |
Data do documento: | 24-nov-2017 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Estratégias utilizadas pelos professores na avaliação da aprendizagem no curso de Letras/Inglês na modalidade a Distância na UFAL.pdf | Estratégias utilizadas pelos professores na avaliação da aprendizagem no curso de Letras/Inglês na modalidade a Distância na UFAL | 2.16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.