00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6483
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cabral Filho, Otávio Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9034433305087306pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Vera Lúcia Romariz Correia de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2578573660765669pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, Ana Cláudia Aymoré-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9682809265187010pt_BR
dc.contributor.referee3Cavalcanti, Ildney de Fátima Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5481619568292015pt_BR
dc.contributor.referee4Maciel, Osvaldo Batista Acioly-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9529634717031458pt_BR
dc.creatorSampaio, Wilson Correia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8130727938784883pt_BR
dc.date.accessioned2020-01-30T17:25:30Z-
dc.date.available2019-11-22-
dc.date.available2020-01-30T17:25:30Z-
dc.date.issued2011-08-31-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Wilson Correia. “Decifra-me ou devoro-te”: a brasilidade na escrita d’os sertões. 2019. 258 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Lingüística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6483-
dc.description.abstractLa fortuna crítica de Os Sertões del Interior ha hecho hincapié en la defensa de sertão y la condena de la barbarie del ejército como marca esencial de una obra maestra de Euclides da Cunha. El narrador euclidiano se percibe como la conciencia de una división entre la costa de Brasil - contaminado por las influencias extranjeras - y dentro de la región que contiene el núcleo, el "fundamento de la nacionalidad". La posición que hemos puesto los puntos en una dirección diferente, se supone que El narrador honesto - responsable de la alabanza de la travesía - el argumento no lleva a la narrativa dominante, que es suplantado por lo que entendemos como narrador olímpico. Esta habilidad usa despectiva para referirse a Belo Monte, leñadores y, especialmente, Consejero Antonio. Los adjetivos utilizados por el programa narrador olímpico, sin ambigüedad, la perspectiva de la clase dominante en todo el texto. La configuración de la brasilidad tienen su centralidad en el poder de las grandes propiedades rurales, cuyo pionero ancestro última acción en la destrucción de los grupos indígenas y cimarrones. Se realizó una lectura ideológica de las Tierras Del Interior, al darse cuenta el texto - al mismo tiempo - la prueba de la teoría literaria y social, teniendo en Antonio Gramsci y Cándido Antonio en apoyo de las paradojas teóricas básicas como su rasgo dominante literaria.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCunha, Euclides da, 1866-1909 – Crítica e interpretação. Os sertõespt_BR
dc.subjectCritica literáriapt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectRomance brasileiropt_BR
dc.subjectEuclides da Cunha - Criticism and interpretationpt_BR
dc.subjectLiterary criticismpt_BR
dc.subjectBrazilian literaturept_BR
dc.subjectBrazilian romancept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.title“Decifra-me ou devoro-te”: a brasilidade na escrita d’os sertõespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.resumoA fortuna crítica de Os Sertões tem enfatizado a defesa dos sertanejos e condenação das barbaridades do exército como marca essencial da obra-prima de Euclides da Cunha. O narrador euclidiano é percebido como a consciência de um Brasil cindido entre litoral – contaminado pelas influências estrangeiras – e interior, a região que contém o cerne, a “rocha viva da nacionalidade”. A posição em que nos colocamos aponta numa direção diferente, parte do pressuposto de que o narrador sincero – responsável pelo elogio do sertanejo – não é portador do argumento dominante na narrativa, ele é suplantado pelo que entendemos como narrador olímpico. Este utiliza qualificações depreciativas para designar o Belo Monte, os sertanejos e, especialmente, Antônio Conselheiro. As adjetivações utilizadas pelo narrador olímpico revelam, inequivocamente, a perspectiva de classe dominante ao longo do texto. A configuração da brasilidade tem sua centralidade no poder da grande propriedade rural que tem como ancestral último a ação bandeirante na dizimação de grupamentos indígenas e quilombolas. Realizamos uma leitura ideológica de Os Sertões, percebendo o texto como – simultaneamente – obra literária e ensaio de teoria social, tomando Antonio Gramsci e Antonio Candido como suporte teórico básico e realçando a armadura dos paradoxos como seu traço literário dominante.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
“Decifra-me ou devoro-te” a brasilidade na escrita d’os sertões.pdf947.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.