Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6406
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A importância dos jogos matemáticos como recurso de aprendizagem: Aplicabilidade lúdica jogo baralho de equações do 2º grau |
Título(s) alternativo(s): | The importance of matematic games as a learning resource: playful applicability playing cards |
Autor(es): | Gusmão, Acleydson Fernandes de |
Primeiro Orientador: | Barbosa, Isnaldo Isaac |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva Júnior, Rinaldo Vieira da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Messias, Paulo Roberto Lemos de |
Resumo: | O projeto tem por objetivo dinamizar o ensino da Matemática através da criação e utilização na sala de aula com oficinas didáticas que busquem realizar uma ponte entre o conhecimento teórico e prático, aproximando os discentes das práticas matemáticas, como forma de desenvolver o ensino matemático de forma significativa. Sendo notória a necessidade de uma prática vinculada às necessidades vigentes em cada instituição de ensino básico, é observado os insucessos frente a práticas desconectadas. Desta forma é preciso encontrar soluções para enfrentar as dificuldades apresentadas no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, tendo como base as competências e habilidades para o ensino da matemática. Para tanto, é preciso partir da realidade de cada escola, podendo esta se enquadrar nas seguintes situações: não tem recursos didáticos disponíveis; tem recursos disponíveis, mas não sabe como utilizá-los ou não sabe quais os recursos podem ser utilizados. Desta forma, este projeto busca aproximar o discente da Matemática, trazendo-o a uma vivência prática do ensino como forma de facilitar o processo ensino-aprendizagem, desenvolvendo atividades extracurriculares utilizando materiais concretos e educativos, criando ações que leve o aluno a pensar mais, relacionando hipóteses e conteúdos de forma lógica em meio à construção de estratégias pertinentes e válidas para as situações problemas no que favorecem a aplicação da Matemática em outras áreas do conhecimento. |
Abstract: | xxz |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Jogos educativos Métodos de ensino Jogos no ensino da matemática Educação lúdica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Matemática |
Citação: | GUSMÃO, Acleydson Fernandes de. A importância dos jogos matemáticos como recurso de aprendizagem: Aplicabilidade lúdica jogo baralho de equações do 2º grau. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6406 |
Data do documento: | 30-nov-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - MATEMÁTICA - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A importância dos jogos matemáticos como recurso de aprendizagem Aplicabilidade lúdica jogo baralho de equações do 2º grau.pdf | 644.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.