06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6373
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Márcio Ferreira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8066260188610480pt_BR
dc.contributor.referee1Barbalho, José Ivamilson Silva-
dc.contributor.referee2Silva, Fábia Pereira da-
dc.creatorBarros, Jamile Monteiro-
dc.date.accessioned2020-01-14T14:09:04Z-
dc.date.available2020-01-14-
dc.date.available2020-01-14T14:09:04Z-
dc.date.issued2019-10-11-
dc.identifier.citationBARROS, Jmaile Monteiro. Dos mistérios humanos ao homem de colarinho branco: a personagem deslocada no conto “A Velha querida”, de Dalton Trevisan. 2020. 44 F.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6373-
dc.description.abstractEl presente estudio se centra en el área de la literatura contemporánea, centrándose en el género de cuentos, y tiene como objetivo analizar cómo el hombre de cuello blanco está representado en "A velha querida" de Dalton Trevisan (1959), basado en estudios de literatura. y sociedad. Para ello, se utilizaron los métodos explicativos y bibliográficos como procedimientos de análisis, basados en los estudios de Bosi (1994, 1978), Candido (1987, 2006), María (2004), Moisés (2006), Guimarães (2011) y Marchi (2003), entre otros teóricos y artículos académicos que apoyan esta investigación. Exploramos el cuento del género literario, su evolución estética y temática, y también abordamos la construcción de los personajes de Trevisan, que demuestran cierta dislocación social y espacial. Finalmente, se analizó la historia, centrándose en el protagonista, explorando el comportamiento excéntrico del personaje y su relación con la antigua cortesana. Al final de este estudio, fue posible concluir que la construcción del personaje se lleva a cabo de manera caricaturizada, en la cual el niño de lino blanco representa una clase social y las frustraciones de esta clase causadas por el encarcelamiento de estos sujetos a la imagen de la perfección en el cumplimiento de los valores sociales. y moral que los idealiza como inalcanzables en la jerarquía social culturalmente impuesta. Entonces, este hombre busca la liberación de sus instintos irracionales y deseos sexuales en relación con la vieja ramera, insertándose en una cadena cíclica de destrucción y recuperación del sujeto.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira - Contopt_BR
dc.subjectLiteratura contemporâneapt_BR
dc.subjectAnálise de personagempt_BR
dc.subjectTrevisan, Dalton Jérson, 1925pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.titleDos mistérios humanos ao homem de colarinho branco: a personagem deslocada no conto “a velha querida”, de Dalton Trevisanpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo concentra-se na área da literatura contemporânea, com enfoque no gênero conto, e tem o objetivo de analisar como é representado o homem de colarinho branco no conto “A Velha Querida” de Dalton Trevisan, tomando como base os estudos de literatura e sociedade. Para tanto, foram utilizados como procedimentos de análise os métodos explicativo e bibliográfico, tendo como base os estudos de Bosi (1994, 1978), Candido (1987, 2006), Maria (2004), Moisés (2006), Guimarães (2011) e Marchi (2003), dentre outros teóricos e artigos acadêmicos que fundamentam esta pesquisa. Explorou-se o gênero literário conto, sua evolução estética e temática, abordando também a construção dos personagens de Trevisan, que demostram determinada deslocação social e tempo-espacial. Analisou-se, por fim, o conto, com foco no protagonista, explorando o comportamento excêntrico do personagem e sua relação com a velha cortesã. Foi possível concluir, ao final deste estudo, que a construção do personagem é realizada de maneira caricata, na qual o rapaz de linho branco representa uma classe social e as frustrações desta classe ocasionadas pelo aprisionamento destes sujeitos à imagem de perfeição no cumprimento dos valores sociais e morais que os idealiza como inalcançáveis na hierarquia social culturalmente imposta. De forma que este homem busca a libertação de seus instintos irracionais e desejos sexuais na relação com a velha meretriz, inserindo-se em um encadeamento cíclico de perdição e recuperação do sujeito.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.