06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6352
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cunha, Marcos Alexandre de Moraes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5769402012381725pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Márcio Ferreira da-
dc.contributor.referee2Silva, Samuel Barbosa-
dc.creatorSilva, Rakel Carvalho da-
dc.date.accessioned2020-01-09T12:35:02Z-
dc.date.available2020-01-09-
dc.date.available2020-01-09T12:35:02Z-
dc.date.issued2019-09-14-
dc.identifier.citationSILVA, Rakel Carvalho da. “Ele não é o único! há outros!” A sensualidade e a infidelidade no conto “a dama da lotação”. 2020. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6352-
dc.description.abstractThis work analyzes female characters from literature with emphasis on Solange, protagonist of Nelson Rodrigues short story "A dama do lotação," originally published between 1951 and 1961, in the column A vida como ela é..., from the newspaper Última Hora. This work has become unique in showing a woman lost in the voluptuousness of her being. She does not follow social conventions and defies all the mechanisms established by a patriarchal society by shamelessly engaging with various men daily. In this tale there is a strong and shrewd question about the hypocrisy that exists in the "good morals", leading the reader to a deep reflection on what society expects from women and marriage, breaking the clichés and revealing a direct story about family, sensuality and betrayal. For a more dense analysis, other characters will be presented in their own contexts, namely: Ana Karênina (from the work of the same name by Leo Tolstoy), Emma Bovary (from the work “Madame Bovary”, by Gustave Flaubert) and Lenita (from the work “A carne”, by Júlio Ribeiro). And, before that, this paper presents a historical overview of women in the literature, highlighting their role and their changes over the centuries, which occurred gradually, because, as will be seen, the woman went through numerous phases. She ceased to be the protagonist of the "original sin", the consequence of which was the expulsion of man from paradise, and was sacralized, worshiped.Over time, however, the female characters gained more humanity, and became strong women, capable of everything to achieve happiness. This work features works of fiction by authors such as Rodrigues (1993), Tolstoy (2001), Flaubert (2003) and Ribeiro (1999) and nonfiction such as Foucault (1989), Sarmento (2010) and Johnson (2011), which, among others, contributed profoundly to the subjects discussed here, making them more relevant and dense.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectPersonagens femininaspt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectContospt_BR
dc.subjectA dama da lotação - Contopt_BR
dc.subjectRodrigues, Nelson, 1912-1980pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
dc.title“Ele não é o único! há outros!” A sensualidade e a infidelidade no conto “a dama da lotação”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa personagens femininas da literatura com ênfase em Solange, protagonista do conto “A dama do lotação”, de Nelson Rodrigues, publicado originalmente entre 1951 e 1961, na coluna A vida como ela é..., do jornal Última Hora. Esta obra tornou-se ímpar por mostrar uma mulher perdida na volúpia do próprio ser. Ela não segue as convenções sociais e desafia todos os mecanismos estabelecidos por uma sociedade patriarcal ao envolver-se, sem pudor, com diversos homens diariamente. Nesse conto há um questionamento forte e sagaz acerca da hipocrisia existente nos no corpo social, levando o leitor a uma reflexão profunda sobre o que a sociedade espera da mulher e do matrimônio, rompendo os clichês e revelando uma história direta sobre família, sensualidade e traição. Para uma análise mais densa, outras personagens serão apresentadas em seus próprios contextos, sendo elas: Ana Karênina (da obra de mesmo nome do Liev Tolstói), Emma Bovary (da obra “Madame Bovary”, do Gustave Flaubert) e Lenita (da obra “A carne, do Júlio Ribeiro). E, antes disso, este trabalho apresenta um apanhado histórico sobre a mulher na literatura, evidenciando o seu papel e as respectivas modificações ao longo dos séculos, as quais ocorreram de forma gradativa, isso porque, como se verá, a mulher passou por inúmeras fases. Ela deixou de ser a protagonista do “pecado original”, cuja consequência foi à expulsão do homem do paraíso, e passou a ser sacralizada, adorada. Com o passar do tempo, no entanto, as personagens femininas foram ganhando mais humanidade, e se transformaram em mulheres fortes, capazes de tudo para alcançar a felicidade. Este trabalho conta com obras de ficção de autores como Rodrigues (1993), Tolstói (2001), Flaubert (2003) e Ribeiro (1999) e não-ficção como Foucault (1989), Sarmento (2010) e Johnson (2011), os quais, entre outros, contribuíram profundamente para os assuntos aqui dissertados, tornando-os mais relevantes e densos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ele não é o único! há outros! a sensualidade e a infidelidade no conto a dama da lotação.pdf1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.