00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: A educação superior privada e o curso bacharelado de administração: estudo de uma IES privada de Maceió
Título(s) alternativo(s): Private higher education and course bachelor of administration: a study of a private IES Maceió
Autor(es): Gonçalves, Sandra de Lourdes
Primeiro Orientador: Melo, Adriana Almeida Sales de
metadata.dc.contributor.referee1: Tavares, Maria das Graças Medeiros
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Andreia Ferreira da
Resumo: O estudo tem como propósito saber o quanto os atores do Curso Bacharelado de Administração (professores, coordenador e gestores), de uma IES privada entendem os fatores, que modificam a forma de ver a função educativa e de como essa educação somente tem sentido integrada ao processo de transformação da sociedade. Neves (2004) esclarece que os intelectuais urbanos em sentido estrito são formados, cada vez mais, nas escolas de nível superior, com sua formação direcionada para a produção científica e tecnológica do conhecimento necessário à reprodução ampliada do capital, estreitando-se as relações entre educação e produção e assim, compreender se os atores do ensino superior privado (professores, coordenador e gestores) têm conhecimento da forma como as políticas educacionais implantadas a partir de 1990 têm interferido no ensino superior, e até que ponto essa interferência atinge as atividades executadas por esses atores. O estudo teve como ponto de partida a realização de pesquisa exploratória e descritiva, sendo analisado o Estado contemporâneo, no qual se discute as transformações recentes do capitalismo, procurando explorar uma linha de caracterização do capitalismo contemporâneo, a análise das entrevistas, tem o objetivo de revelar a visão da gestão do curso de bacharelado em Administração da IES Privada estudada, e assim vislumbrar novas perspectivas de estudos, por considerar que as pesquisas realizadas mostram uma realidade mais complexa, que propiciarão novas necessidades de reflexão. Quanto ao fato de que as IES privadas tem com função de integrar o ensino ao setor produtivo, a capacitação à força de trabalho, ou seja, a preparação do indivíduo para os processos produtivos e econômicos, em níveis distintos de complexidade. Por fim, a análise das pesquisas e do referencial teórico leva a entender que a expansão do ensino superior reforça a diretriz de certificar a mão de obra especializada para exercer tarefas complexas no mercado de trabalho.
Abstract: The study aims to find out how the actors of the course Bachelor of Directors ( teachers , managers and coordinator ) , a private institution understand the factors that modify the way to see the educational function and how this education makes sense only integrated transformation of society. Neves (2004 ) states that urban intellectuals in the strict sense are formed , increasingly , schools of higher education, with his training directed to the scientific and technological knowledge necessary for the reproduction of capital , strengthening the relationships between education and production and thus to understand if the actors of private higher education ( teacher , coordinator and managers ) are aware of how educational policies implemented since 1990 have interfered in higher education , and to what extent this interference affects the activities performed by these actors . The study has as starting point to carry out exploratory and descriptive research , and analyzed the contemporary state in which it discusses the recent transformations of capitalism , seeking to exploit a line featuring contemporary capitalism , the analysis of the interviews , aims to reveal the vision of the management of the Bachelor in Management of Private HEIs studied , and thus envision new perspectives for studies , considering that the studies conducted show a more complex reality , which foster new needs reflection. As for the fact that private institutions have to function to integrate the teaching to the productive sector , training the workforce , ie the preparation of the individual for economic and productive processes , at different levels of complexity . Finally , the analysis of the research and the theoretical framework leads to the conclusion that the expansion of higher education strengthens the guideline to certify skilled labor to perform complex tasks in the job market .
Palavras-chave: Educação - Reforma
Gestão Privada
Instituição de Ensino Superior Privada
Curso Superior - Administração
Ensino Superior
Education - Reform
Private Management
Private Institution of Higher Education
Degree - Administration
Higher Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: GONÇALVES, Sandra de Lourdes. A educação superior privada e o curso bacharelado de administração: estudo de uma IES privada de Maceió. 2019. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6322
Data do documento: 14-fev-2012
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