00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - EENF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/6309
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Circunstâncias de criação, implantação e consolidação do Centro Acadêmico de Enfermagem 12 de Maio da Universidade Federal de Alagoas
Autor(es): Costa, Regina Couto
Primeiro Orientador: Costa, Laís de Miranda Crispim
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Regina Maria dos
metadata.dc.contributor.referee2: Mesquita, Marcos Ribeiro
Resumo: Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, de caráter histórico-social, cujos objetivos foram descrever as circunstâncias de criação e implantação do Centro Acadêmico de Enfermagem 12 de Maio e analisar as lutas simbólicas empreendidas para a consolidação da entidade no campo universitário e da educação, no recorte temporal de 1981 até 1991, da sua criação até a gestão denominada “10 anos de luta” em comemoração aos seus 10 anos. Para tanto, as fontes consultadas foram: os depoimentos orais resultantes da transcrição de 10 entrevistas realizadas com integrantes das gestões do Centro Acadêmico no período analisado e com atores sociais citados por algum destes, por seu envolvimento direto com o fenômeno histórico em estudo; atas de reuniões da entidade a partir de 1987 armazenadas em sua sede; documentos produzidos pelo Centro Acadêmico em alusão aos seus 10 anos de existência, arquivados no Laboratório de Documentação e Pesquisa em História da Enfermagem – LADOPHE; documentos cedidos pelos depoentes e produções bibliográficas acerca da História do Movimento Estudantil no Brasil e em Alagoas. As informações produzidas a partir destas fontes foram analisadas em consonância com o método histórico, triangulando uma discussão entre as fontes orais e escritas e com o referencial teórico adotado, qual seja, o de Pierre Bourdieu. Deste sociólogo foram utilizados os conceitos de campo, capital, habitus, luta simbólica e poder simbólico. Os resultados desta análise demonstraram que as posições e disposições dos atores sociais que configuravam o espaço social de lutas do Centro Acadêmico 12 de Maio, assim como o contexto macropolítico, foram favoráveis à sua criação em maio de 1981. Apontam ainda que, fruto das lutas simbólicas e estratégias empreendidas pelos estudantes da entidade nos processos posteriores pela implantação e consolidação desta, foram produzidos importantes efeitos simbólicos, a saber: o reconhecimento no curso de graduação em enfermagem e na UFAL e a articulação com a Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem. Assim, este estudo se configura como ponto de partida para muitas outras pesquisas sobre os caminhos percorridos pelo Movimento Estudantil de Enfermagem no Brasil e em Alagoas até os tempos atuais.
Abstract: This is a qualitative study, of historical and social nature, whose objectives were to describe the circumstances of creation and implementation of the Centro Acadêmico de Enfermagem 12 de Maio and to analyze the symbolic struggles undertaken for the consolidation of the entity in the field of university and education, in the time frame from 1981 to 1991, from its creation to the management called “10 years of struggle” in commemoration of its 10 years. For this, the sources consulted were: the oral statements resulting from the transcript of 10 interviews conducted with members of the Academic Center management during the analyzed period and with social actors cited by any of these, for their direct involvement with the historical phenomenon under study; minutes of meetings of the entity from 1987 stored at its headquarters; documents produced by the Academic Center in reference to its 10 years of existence, filed in the Laboratório de Documentação e Pesquisa em História da Enfermagem – LADOPHE; documents provided by the deponents and bibliographical productions about the History of the Student Movement in Brazil and Alagoas. The information produced from these sources was analyzed in line with the historical method, triangulating a discussion between oral and written sources and the theoretical framework adopted, namely Pierre Bourdieu. From this sociologist were used the concepts of field, capital, habitus, symbolic struggle and symbolic power. The results of this analysis showed that the positions and dispositions of the social actors that shaped the social space of struggles of the Centro Acadêmico 12 de Maio, as well as the macropolitical context, were favorable to its creation in May 1981. They also point out that, as a result of the struggles symbolic and strategies undertaken by the entity's students in the subsequent processes for its implementation and consolidation, important symbolic effects were produced, namely: recognition in the undergraduate nursing course and at UFAL and the articulation with the National Executive of Nursing Students. Thus, this study is the starting point for many other researches on the paths taken by the Student Nursing Movement in Brazil and Alagoas to the present time.
Palavras-chave: Estudantes universitários - Atividades políticas, Movimentos estudantis -Alagoas, Ensino superior – História, Enfermagem - História - Alagoas.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Enfermagem
Citação: COSTA, Regina Couto da. Circunstâncias de criação, implantação e consolidação do Centro Acadêmico de Enfermagem 12 de Maio da Universidade Federal de Alagoas. 2019. 82 f. Trabalho Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem, Curso de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6309
Data do documento: 21-nov-2019
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